Reino Unido proíbe anúncio de base da Maybelline ©Reprodução
Duas campanhas de beleza acabam de ter sua veiculação proibida no Reino Unido. O motivo? Excesso de retoque. Os anúncios em questão são um da Lancôme, estrelado por Julia Roberts, e outro da Maybelline, com Christy Turlington como garota-propaganda.
O órgão britânico regulador das propagandas, Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês), afirmou que os anúncios podiam causar um entendimento errado, já que as peles sem defeitos das imagens eram resultado de manipulação digital, não do produto que estava sendo vendido. A L’Oréal – empresa que controla a Maybelline — admitiu que houve retoque de imagem, mas apesar do tratamento das fotos, a imagem ainda mostrava as linhas do rosto da modelo e ilustrava, de fato, os resultados que o produto poderia atingir.
Proibição também para anúncio da base “milagrosa” da Lancôme ©Reprodução
Já segundo a Lancôme, o anúncio mostrava Julia Roberts em sua “pele naturalmente saudável e brilhante”. Eles disseram ainda que o produto anunciado – a base Teint Miracle, que promete maravilhas — precisou de 10 anos para ser desenvolvido. O ASA reconheceu que o produto tinha sido testado em laboratório e poderia ter a capacidade de melhorar a aparência da pele, mas que a foto não ilustrava o efeito real que o produto poderia atingir.
Contra a maré do retoque
No caminho contrário das fotos superretocadas, a agência de modelos Viva Models fotografou e publicou fotos 100% naturais de modelos que estão entre as tops do momento. Os retratos de Scott Trindle mostram a beleza natural das tops, sem make, sem penteado e, eles garantem, sem Photoshop. Natalia Vodianova e Raquel Zimmermann estão entre as fotografadas.
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