Passou rápido: a temporada de Verão 2011 encerrou-se com um desfile da Miu Miu na 4ª feira (06/10), em Paris. E a última parada no cenário internacional rendeu ótimas belezas, algumas adaptáveis e outras… só para apreciação mesmo, já que apenas profissionais do naipe de Guido Palau conseguiriam fazer.
ALEXANDER MCQUEEN
Guido Palau impressionou com o penteado trançado, inspirado no paganismo e em artefatos de palha. A técnica, inclusive, foi a mesma: “comecei a tecer o cabelo como fazem com cestas de palha”, disse ao WWD. Vale notar que também havia ali alguns apliques! A beleza de Peter Philips deixou a atenção com os cabelos: pele perfeita e pontos de luz bastaram.
CHRISTIAN DIOR
Pat McGrath descreveu o make como uma “Betty Page tecnicolor”: a pele perfeita foi adornada com sobrancelhas marcadas, pálpebras e lábios bem acesos. Orlando Pita aproveitou a referência para criar um penteado parecido com o da pin-up, feito primariamente com perucas.
DRIES VAN NOTEN
A beleza de Dries, idéia de Peter Philips, foi tremendamente simples: pele perfeita e com um toque de cor (verde limão!) abaixo das sobrancelhas. O cabelo de Paul Hanlon seguiu a mesma sacada: penteado para trás e de dupla textura, com spray nas raízes e levemente ondulado nas pontas.
JEAN PAUL GAULTIER
Meio Joan Jett, meio Ziggy Stardust: essa foi a tarefa de Stéphane Marais e Guido Palau. Marais criou esfumados explosivos, tipo anos 1970, em turquesa, roxo e preto, enquanto Guido inspirou-se na integrante do The Runaways para picotar de maneira punk e colorida diversas perucas.
LOUIS VUITTON
Na China da Louis Vuitton, Guido Palau criou o que chamou de “chignon moderno”. Parte do cabelo espertamente dividido cobria um dos olhos e, enrolado em si mesmo, era preso na parte de trás, perto do pescoço. O make de Pat McGrath gritava anos 1970: tinha lábios vinho com gloss por cima e lindo um esfumado dourado e roxo.
NINA RICCI
Mais um da dupla Pat & Guido. Ela apagou as sobrancelhas, marcou o blush, contornou os olhos com lápis preto e esfumou-os com rosa forte. Palau partiu o cabelo ao meio e fez um coque baixo, que cobria as orelhas e tinha fios soltos, descritos por ele como “Eduardiano e setentista”.
PEDRO LOURENÇO
O cabelo de princesa-futurista-espacial tinha uma aparência bem molhada e era preso num nó bem no topo da cabeça, o que Guido Palau disse ajudar a alongar o pescoço e a silhueta. O make resumia-se a uma pele perfeita, sobrancelhas apagadas, um pouco de blush pêssego e sombra rosa, com gloss por cima, puxada num gatinho.
RICK OWENS
A maquiagem dark foi criada com precisão por Lucia Pieroni, que escolheu tons de base que combinavam com a coleção para fazer marcas na região das sobrancelhas. Já o cabelo, um chignon baixo e rígido, foi feito por Luigi Murenu, que acomodou no coque os pentes especiais desenhados pelo estilista. O resultado foi um bem conceitual, mas simples.
ROCHAS
Lucia Pieroni inspirou-se na aurora boreal para criar um belo esfumado azul, feito com lápis azul marinho e sombra azul e com um gatinho leve. Já Eugene Soleiman enrolou as madeixas das modelos em rolinhos laterais, e deixou alguns fios desarrumados. Para parecer ainda mais orgânico, Soleiman fez penteados um pouco diferentes em cada uma.
YVES SAINT LAURENT
Os lábios da Yves Saint Laurent, que consistiam num vinho profundo com um gloss transparante aplicado generosamente por cima, foram o destaque da maquiagem, que também teve sobrancelhas apagadas. Já Guido Palau inspirou-se mais uma vez na era Eduardiana para os cabelos: cheios de gel e partidos ao meio, eram enrolados em si mesmos lateralmente ao redor da cabeça.
EXTRA: JUNYA WATANABE
Ok, o desfile não envolveu nada de maquiagem, já que o rosto das modelos estava coberto por um tecido esbranquiçado, e o ápice relacionado à beleza foram as perucas super coloridas, mas a apresentação de Watanabe vem pra lembrar que nem só de sombra e batom é feito um bom visual: o efeito nas fotos ficou deslumbrante!