A semana de moda de Nova York pode estar atrás de um novo patrocinador, já que rumores dão conta de que seu atual contrato está ameaçado. Segundo notícia divulgada pelo Hollywood Reporter, o evento, cujo nome oficial desde 2009 é Mercedes Benz Fashion Week New York, está conversando com outras empresas para tentar se revitalizar nos próximos meses.
Desde que trocou o Bryant Park pelo Lincoln Center, em 2010, a semana de moda vive uma espécie de crise. Muitas marcas importantes (Michael Kors, Ralph Lauren, Marc Jacobs, Calvin Klein e Donna Karan, entre outras) hoje desfilam fora do calendário oficial e pessoas-chave do mercado vêm criticando o evento por ter perdido o prestígio e se transformado em verdadeiro um “circo” – relembre o que Oscar de la Renta disse em agosto de 2013. “O consenso geral é de que não é legal desfilar no Lincoln Center”, disse uma fonte ao Hollywood Reporter. O possível primeiro passo, portanto, seria uma nova mudança de local. Por enquanto ainda não há nada definido, mas é possível que o novo endereço seja em Downtown Manhattan.
A Mercedes não revela o valor de seu acordo com a IMG, produtora da NYFW, uma das 30 semanas de moda patrocinadas pela fabricante de carros pelo mundo. A IMG, que declara que o evento gera US$ 865 milhões anualmente, divulgou o seguinte comunicado sobre a questão: “A Mercedes-Benz é um valioso parceiro global de moda, esporte e vários empreendimentos da WME-IMG, incluindo a Mercedes-Benz Fashion Week New York, onde ela permanece como principal patrocinador”.
O atrito com a Mercedes-Benz vem em um momento delicado para a IMG. Diversos apoiadores se dizem insatisfeitos com a NYFW, que está passando ainda por outra transição: a partir de 2015, o CFDA passa a controlar o calendário, que estava nas mãos de sua fundadora Ruth Finley pelos últimos 69 anos. Em meio a tantas possíveis transformações, o jeito é esperar para ver o rumo que a maratona fashion americana vai tomar nos próximos meses.