1. Cenário
Depois de sua passarela de tons pastel no Inverno 2015, o dourado com ar espacial dominou a sala de desfiles fazendo um bonito jogo de luz com estalactites transparentes de fibra de vidro e policarbonato que, de diferentes formas geométricas (redondas, quadradas, retangulares) e alturas, foram penduradas no teto. O projeto é do escritório de design AMO e a ideia era a de brincar com a noção de continuidade do espaço. criando profundidades e deformando o ambiente por meio das peças de plástico translúcido.
2. Geometria gráfica
Se na temporada passada a doçura dos tons pastel foi o mote da coleção do Inverno 2015, interpretada de maneira irônica por Miuccia, fazendo um jogo do que é artificial e do que é natural, no Verão 2016 as linhas geométricas aparecem em todos os looks, tanto de maneira mais gráfica em vivos que contornam a lapela dos paletos, criam linhas ao longo ou na lateral de tops, saias e vestidos, como no shape quadrado das roupas, nos recortes também quadrados e assimétricos das saias e, é claro, nas listras variadas vistas all over, incluindo acessórios, e que devem virar hit no próximo verão.
3. Good taste + bad taste
Miuccia Prada é a rainha do jogo de limites entre o bom gosto e o mau gosto na moda. Ou melhor: não há limites para ela. O que faz tudo, no final, parecer chique e altamente desejável? A maneira luxuosa (do ponto de vista de materiais, do design) como ela interpreta esses códigos e os mistura na coleção, arrematando tudo com um misto de ironia, excentricidade, intelectualidade e glamour. No Verão 2016 não foi diferente. Se no inverno ela colocou até trilha sonora da Disney no desfile e conseguiu fazer de um tema açucarado de cores de macaron uma moda cool, agora tem a proeza de metamorfosear brincos tipo pompom (ou enfeite de Natal) em acessórios supermodernos, misturar cores totalmente improváveis num mesmo look, texturas idem (bordado + metalizados + tricô + um colar vazado tipo rede de pesca). Se vale o ditado de que quem ama o feio, bonito lhe parece, no caso de Miuccia, ela ama o feio, e em bonito o transforma.
4. Boca louca
A beleza criada por Pat McGrath não deixa dúvidas: o foco é a boca dourada, num tom para o amarelo pálido bem metalizado, levemente esverdeado. Numa versão mais clara, Tom Ford também lançou um batom dourado, em edição limitada, o Rory. Para compensar tanta personalidade, o resto da maquiagem é natural, com maças levemente coradas, bem fresh. Acha difícil aderir à proposta? Aguardemos alguns meses até a informação ser digerida, o dourado cair nas ruas, e então voltamos a conversar.
5. Brincos
Se na temporada passada o broche foi o hit da coleção, com formas orgânicas talhadas no acrílico, a bola da vez do verão são os brincos gigantes, redondos, lembrando grandes pompons geométricos. As bolsas são de mão, estruturadas, e apareceram com listras de várias larguras, incluindo no novo modelo inside bag, lançado na temporada passada.
6. Dourado + prateado
O dourado, foi sem dúvidas, a grande cor vedete do verão da Prada. Mas o prateado também fez seu papel de abrilhantar os looks da marca, usado misturado ao dourado, numa combinação que vai contra a regra já quebrada há algum tempo na moda e que ganha versão repaginada por Miuccia, mesclando brincos dourados com bolsa com detalhe prateado, mais listras prata no casaco.
7. Sapatos
O grafismo desceu até os pés nos sapatos da estação, com combinações de várias tiras em modelos bicolores ou tricolores, subindo pelos pés ou em listras laterais, com afivelamento no tornozelo e detalhes em dourado e prateado. As sandálias tipo peep toe ficaram com os saltos mais altos enquanto os sapatinhos baixos ganham bico fino e bola de metal de enfeite. Destaque para as botas de cano longo e listras metalizadas.
8. Styling
Assinado pelo belga Olivier Rizzo, que trabalha com a Prada e a Miu Miu há anos, o styling do desfile diz muito de como é possível pegar todas as peças do seu guarda-roupa, combiná-las de maneira inusitada e criar uma imagem totalmente nova e inusitada. É preciso ter o olho treinado como o de Rizzo, claro. O stylist, que também já trabalhou para marcas como Dior, Jil Sander e Calvin Klein, dá uma aula de mix de estampas, cores, texturas e acessórios que parecem ter um DNA diferente e que, juntos, tornam o look único.