FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Iris Van Herpen, Aouadi e Guo Pei entram para o calendário de alta-costura de Paris
    Iris Van Herpen, Aouadi e Guo Pei entram para o calendário de alta-costura de Paris
    POR Augusto Mariotti

    Na semana passada, a Chambre Syndicale de la Haute Couture incluiu três novos nomes no calendário da semana de alta-costura: Guo Pei, Iris Van Herpen e Aouadi. O evento acontecerá em janeiro de 2016 e marcará a estreia dos recém-nomeados, em Paris.

    A holandesa Iris Van Herpen já se apresentava, como estilista convidada, na semana de alta-costura da capital francesa desde 2011, mas havia parado e começado a desfilar na temporada de prêt-à-porter parisiense. Agora, volta a se focar apenas na haute couture. Seu trabalho inovador, tanto na imagem como na técnica, expressa sempre emoções em suas minuociosas criações para o público feminino. Na apresentação da coleção para o Verão 2016 europeu, Van Herpen combinou braços robóticos e uma impressora 3D para fazer cortes à laser num vestido circular. Tal técnica revela o interesse da estilista em novas tecnologias, com o processo da impressão 3D. A cantora Bjork usou uma peça com um cinto de harpa, feito por Van Herpen, na capa do album Biophilia, de 2011, e já subiu ao palco com roupas da estilista. Em entrevista ao The Creators Project, Van Herpen diz que espera uma mistura mais interessante e maior da alta-costura com o prêt-à-porter, fazendo assim com que as distâncias entre ambos sejam menores.

    + Alta-Costura: o que é, quanto custa, quem faz e quem compra

    Guo Pei é uma das mais importantes expoentes da moda chinesa. O nome dela apareceu em destaque na mídia quando Rihanna usou um de seus vestidos no red carpet do baile do MET, no começo deste ano. O evento celebrou a abertura da exposição “China: Through The Looking Glass”. O trabalho suntuoso de Pei tem fortes influências da cultura oriental.

    Preenchendo os rigorosos requisitos exigidos pelos membros da Chambre Syndicale, Yacine Aouadi completa a lista de novos estilistas que ingressam no calendário de alta-costura a partir do ano que vem. Aouadi, depois de terminar os estudos no Studio Berçot, começou a trabalhar na Balmain como estagiário. O designer francês logo foi promovido e entrou para o ateliê da marca, onde auxiliou Christophe Decarnin e seu sucessor, Olivier Rousteing. Recentemente, Aouadi vestiu Cate Blanchett no Festival de Cinema de Nova York, com um vestido de manga comprida, superfina, que imitava tatuagens no braço.

    Para fazer parte da Câmara Sindical de Alta-Costura, uma série de regras devem ser cumpridas, como por exemplo a modelagem, que precisa ser 100% feita à mão, com a técnica de moulage – os estilistas não podem utilizar máquinas. Os designers são avaliados semestralmente para ser definido se continuarão ou não como participantes do evento.

    Não deixe de ver
    Linha de perfumes da Louis Vuitton desembarca no Brasil, Nova marca People Colour tem direção criativa de Malu Borges, Dendezeiro e coleção ‘‘Mufasa: O Rei Leão’’
    Melhores do ano FFW 2024 na moda: conheça os vencedores
    CONHEÇA A PAREIA: MARCA QUE TEM A ESTAMPARIA E AS CORES COMO PONTO DE PARTIDA
    O figurino de “Queer” faz imersão no estilo masculino dos anos 1950
    Luz da Lua lança campanha Holidays com as irmãs Ana Beatriz Barros e Patrícia Amorim
    Por dentro da exposição que revela o processo criativo da coleção da Maison Margiela Artisanal 2024
    Julian Klausner assume direção criativa da Dries Van Noten, LVMH substitui Rolex na Fórmula 1, Fear of God e adidas estreiam tênis de basquete
    Matthieu Blazy na Chanel: foi a escolha certa?
    Quem é Louise Trotter, a nova estilista da Bottega Veneta
    Quem é Matthieu Blazy, novo diretor criativo da Chanel
    FFW