A advogada americana Kimberly Smith sempre usou uma sombra específica para a sua pele negra. Certa vez, quando precisou comprar outra do mesmo tom e marca, não conseguiu, pois aquele modelo era uma edição limitada. Ao procurar uma alternativa na loja em que costumava comprar maquiagem, descobriu que o tom mais escuro que havia disponível era o que combinava com o tom de sua pele. Com isso, logo pensou nas mulheres que têm a pele mais escura que a dela, que não teriam uma opção sequer daquela sombra – apenas um exemplo do dilema vivido por muitas mulheres negras do mundo inteiro quando o assunto é cosméticos.
Foi assim que Smith pensou em criar o Marjani Beauty Company, um e-commerce lançado em janeiro deste ano com produtos de beleza e para cuidados da pele, corpo e cabelo cujo público alvo são as mulheres negras. Para ela, a agora empresária de 30 anos, foi como unir o útil ao agradável, já que sempre foi aficionada por moda, beleza e viagens. “Quando estou viajando, eu adoro pegar diferentes achados do mundo todo”, explica Smith em seu e-commerce. “Seja o óleo de argan do Marrocos, os óleos de ayuverda da Índia ou a manteiga de cacau da Costa Rica, eu sou uma curadora natural de produtos de beleza”.
É essa a máxima que ela mantém no Marjani, sempre pensando especialmente nas mulheres negras, mas também nas latinas, europeias e asiáticas ao oferecer intencionalmente marcas alternativas do mundo inteiro que, muitas vezes, não são conhecidas do grande público, como a sueca Maréna Beauté, a vegana True Moringa e a marca homônima do maquiador AJ Crimson – assim, também é uma forma de estimular as marcas independentes menos populares. “Nosso objetivo não é apenas ser um varejista, mas uma comunidade onde as compras se tornem uma experiência memorável”, entrega Smith. “Trazer produtos de beleza e cosméticos internacionais para o consumidor local, e usar essa plataforma para empoderar mulheres negras e de todas as cores – de outras nacionalidades, idades, com texturas de cabelo diferentes –, para que elas abracem e reivindiquem sua beleza”.
Como o e-commerce, que entrega no Brasil, oferece maquiagens para 23 diferentes tons de pele, um de seus diferenciais é o programa Buy It and Try It, que possibilita o recebimento de amostras em casa para teste, antes de realizar a compra definitiva – assim, todas podem comprar a maquiagem de acordo com o seu próprio tom de pele.
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