Abrindo a temporada internacional de desfiles, a London Fashion Week Men’s dá o pontapé inicial com as coleções masculinas para o Inverno 19. Na sequência, os desfiles seguem para Florença (Pitti Uomo), Milão, Paris e Nova York.
Desta vez o calendário está mais enxuto: ainda que nesta sexta (5.01) aconteçam alguns eventos que marcam o início da semana, como o desfile dos formandos de MA do London College of Fashion e o lançamento da segunda coleção colaborativa entre Alasdair McLellan e Jonathan Anderson ( com camisetas, chaveiros, canecas e broches), os desfiles e apresentações começam oficialmente a partir de sábado e seguem até segunda (8.01).
Esta edição celebra a energia jovem e irreverente do evento, que sempre lança luz a novos designers e evoca a diversidade criativa, o que mantém a capital britânica como um fértil território para a moda. Pensando nisso, surgiu o Discovery Lab, uma plataforma em que seis marcas (Tonsure, Bethany Williams, J. JS Lee Man, #CommunePresents by Commune East, Timothy Han Edition e Jordanluca) farão apresentações que combinam moda, tecnologia, arte e performance num espaço especialmente criado para o projeto.
Outra novidade é que as marcas que recebem o patrocínio NEWGEN, do British Fashion Council, terão um showroom pop-up no evento. São elas: Wales Bonner, Liam Hodges, Cottweiler, Phoebe English Man, Kiko Kostadinov, Charles Jeffrey Loverboy, Nicholas Daley e A Cold Wall.
Aliás, esse é um recurso pelo qual muitas marcas da semana masculina britânica têm aderido. Em vez de fazer um desfile, apresentam as coleções para clientes e imprensa no showroom possibilitando ver a roupa mais de perto, com calma e em um formato que pode impulsionar ainda mais as vendas. Novos nomes no calendário, como a japonesa de streetwear Myne e a inglesa OIBOY, optaram por esse esquema.
Todos os olhos estarão voltados para os dois grandes destaques da semana, Craig Green, que ganhou pelo segundo ano consecutivo o British Fashion Awards, e Wales Bonner. De fato, são dois dos principais talentos desta geração na moda masculina global e sua participação na semana de Londres mantém o interesse por parte da elite da comunidade de moda.
Entre as ausências que serão sentidas no calendário estão Jonathan W. Anderson, que irá unificar as coleções masculina e feminina em um só desfile, e Vivienne Westwood.
Abaixo, acompanhe quem desfila quando:
Sábado (6.01)
10h – John Lawrence Sullivan
11h – Edward Crutchley
12h – What We Wear
13h – Tourne de Transmission
14h – Oliver Spencer
15h – Xander Zhou
16h – Liam Hodges
17h – Qasimi
18h – Cottweiler
Domingo (7.01)
10h – MAN (Topman + Fashion East)
11h – Chalayan
13h – Christopher Raeburn
14h – Alex Mullins
15h – Kiko Kostadinov
16h – Astrid Andersen
17h – Wales Bonner
18h – Charles Jeffrey Loverboy
Segunda-feira (8.01)
8h – Craig Green
9h – Pronounce
11h – Blood Brother
13h – A-Cold-Wall
15h – D.Gnak
16h – Bobby Abley