Depois de ser adiada por causa da pandemia do Covid-19, Stranger Than Kindness (Mais Estranho Que Gentileza) que mostra a visão criativa do ícone Nick Cave, enquanto músico e contador de histórias finalmente foi aberta na The Black Diamond da Biblioteca Real Dinamarquesa, em Copenhagen neste mês e teve seu período de exibição prolongado para que mais gente possa viver a experiência assim que as fronteiras entre os países forem abertas e as pessoas possam viajar em segurança.
A exposição que tem o próprio Nick Cave como co-curador e co-designer expõe todo o corpo de trabalho do artista, que sempre explorou uma grande variedade de mídias e formas de expressão. Na mostra os visitantes são convidados a mergulhar na mente e história do artista, podendo explorar e adentrar suas fontes de inspiração e até partes mais íntimas do universo criado de Cave.
A sala chamada Chaos Room nos leva para a fase em que Cave era líder da banda The Boys Next Door que mais tarde, quando o artista e a banda se mudaram para Londres, mudou de nome para The Birthday Party (1978-1983) e se tornou uma das bandas seminais na cena pós-punk.“Os primeiros anos criativos foram tempos de uma grande profusão de ideias – todas as pessoas incríveis, as drogas, a arte, todo o belo caos.” diz Cave no release.
“SEMPRE TIVE UM ESCRITÓRIO, DE UMA FORMA OU DE OUTRA, E PASSEI A MAIOR PARTE DA MINHA VIDA ATRÁS DE UMA MESA. ESTE É O MEU HABITAT NATURAL. ESTE ESPAÇO DE ESCRITÓRIO MARAVILHOSAMENTE RECONSTRUÍDO É A SALA EM TORNO DA QUAL O RESTANTE DA EXPOSIÇÃO GIRA. É NO ESCRITÓRIO QUE EU ESCREVO AS MÚSICAS. É NO ESCRITÓRIO QUE CONSTRUO A NARRATIVA MAIS AMPLA. ISTO É ESTAR EM CASA.”
Até o escritório de Cave foi reconstruído dentro da exposição e inclui até toda sua biblioteca original além de rascunhos, obras de arte originais, letras manuscritas, diários, fotografias, vídeos, objetos encontrados que permitem uma viagem pela história e pelos processos criativos do artista.
Stranger Than Kindness: The Nick Cave Exhibition, que tem patrocínio da Gucci está em exibição no The Black Diamond – Royal Danish Library até dia 13 fevereiro 2021 em Copenhagen na Dinamarca.