Em sua estreia na Casa de Criadores, a marca Dendezeiro apresentou o filme Transatlântico, um belo relato visual dos questionamentos que habitam as mentes e corações dos jovens criativos Hisan Silva e Pedro Batalha.
Somos levados pela voz do cantor baiano Hiran, que soa forte ao mesmo tempo em que sussurra nos nossos ouvidos um poema que fala sobre tempo, lugar e pertencimento.
O video foi inspirado na fala de Maria Beatriz Nascimento no documentário “ORÍ”, da socióloga Raquel Gerber. Nele, Maria Beatriz diz: “O que é a civilização Africana e Americana? É um grande Transatlântico… Foi transportada para a América um tipo de vida que era Africana”. Essa constatação é suficiente para munir a dupla de outros questionamentos, inspirações e referências, trazendo tudo isso para Salvador. “Salvador onde houve revolta, reza, raiva, cura, axé, limpeza, empoderamento, empretecimento, a tomada do poder, a união e harmonia, compreensão dos nossos iguais, a ascensão, o empreendedorismo, a criatividade, a moda, o topo, a resistência e existência”, eles escrevem.
Apaixonados por sua terra e cultura, Hisan e Pedro entrelaçam moda, cultura afro-brasileira, passado, presente e futuro em uma coleção feita em sarja de algodão em tonalidades terrosas “para estabelecer através da união do conceito e inspiração, a realidade de onde estamos. A terra que habitamos. O valor do solo para a cultura”. Os macacões, jaquetas e shorts na modelagem que, em tão pouco tempo de vida, já virou a cara da Dendezeiro.
Uma marca que vale ficar de olho e acompanhar seus próximos passos. A Dendezeiro vende roupas, mas é muito mais do que isso.
Direção: Hisan Silva e Pedro Batalha
Roteiro: Hisan Silva
Direção de Arte: Hisan Silva e Edgar Azevedo
Direção de Fotografia, filmagem, montagem e finalização: Edgar Azevedo
Trilha Sonora: Rodrigo Bastos
Voz: Hiran
Still/Foto: Kevin Oux
Cenário: Rnove1