FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Conheça o 2NE1, grupo que já acabou mas permanece mais atual do que nunca

    Na segunda parte da série: os recordes e como as integrantes revolucionaram a indústria do KPOP (e sua relação com a moda)

    Conheça o 2NE1, grupo que já acabou mas permanece mais atual do que nunca

    Na segunda parte da série: os recordes e como as integrantes revolucionaram a indústria do KPOP (e sua relação com a moda)

    POR Redação

    Sendo conhecidas como o grupo feminino mais relevante da segunda geração do KPOP e um dos principais de toda a indústria, o 2NE1 trilhou muitos dos caminhos em que as novas gerações têm se apoiado. Com acrônimo que significa nova evolução do século 21, as garotas fizeram jus a essas palavras, literalmente atingindo números que eram inimagináveis para a época. Criado em 2009 pela YG Entertainment, a estreia oficial de Bom, Dara, CL e Minzy ocorreu oficialmente após uma colaboração de sucesso com o Big Bang, seus colegas de agência.

    Com performances icônicas e composições geniais, elas obtiveram diversos recordes ao longo de seus anos ativas como grupo, sendo que alguns permanecem até hoje, provando que seu legado continua vivo. Um exemplo ocorreu em 2012, onde o 2NE1 iniciava a primeira turnê mundial realizada por um grupo feminino de KPOP, a New Evolution Tour. O espetáculo foi ovacionado pela mídia e os shows arrecadaram uma presença de cerca de 169 mil fãs. Além disso, elas somam cerca de 70 milhões de vendas digitais contando com trabalhos do grupo e solos. O feito registra um recorde em vendas para grupos femininos. Elas também detém o recorde de grupo com mais músicas que ultrapassaram os 3 milhões de downloads na Coréia do Sul, com seis músicas, sendo elas: Fire, I Don’t Care, Lonely, I am the Best, Ugly e I Love You.

    O grupo teve seu impactante fim anunciado em novembro de 2016, após quatro álbuns de estúdio, três EPs e vinte e três singles(!), marcando toda a geração kpopper da época. Contudo, em 17.04.2022, os fãs foram surpreendidos no Coachella ao presenciar um retorno histórico do grupo lendário. Na ocasião, eles estavam no show para assistir a apresentação de CL, mas levaram um susto ao verem a silhueta das quatro no palco enquanto a clássica batida da música “I am the Best” entoava ao fundo.

    Muito além de toda a importância no cenário musical, o 2NE1 também marcou o início de uma relação que hoje está completamente interligada: o KPOP com a moda.

    Desde o debut (estreia) do grupo, as integrantes representaram personalidade em suas peças e produção de beleza. Seja pelos penteados inusitados de Sandara Park, os micro vestidos da Park Bom, ou as diversas combinações de calça e jaquetas da Minzy, o 2NE1 usou a moda como ferramenta de expressão de suas músicas e MV´s (videoclipes).

    Yang Seung Hoe e Lee Hyun Jung, stylists do grupo, contaram em breve entrevista na época da estreia das meninas sobre como a conexão que tinham com a moda e com o streetwear os classificaram para cuidar da imagem do que na época já era dado como aposta do KPOP. Com peças do acervo pessoal da dupla, contaram que o desempate entre eles e outras equipes que se candidataram foi que enquanto tentavam vesti-las e “embelezá-las”, eles usaram itens de pequenas marcas de moda da região como camisetas e bermudas ditas masculinas, fazendo com que a imagem delas se destacasse de outros grupos do gênero.

    No decorrer dos quase 7 anos de atividade, as integrantes vestiram entre clipes, shows e ensaio fotográficos, marcas como Versace, Moschino, Gareth Pugh e outras. Um destaque é a parceria com a Adidas, que rendeu o lançamento de um modelo de tênis com o designer Jeremy Scott, amigo de longa data do grupo.

    Além de marcas ocidentais, as divas também vestiram e apresentaram para o mundo diversas marcas da Coreia do Sul e Japão, como, por exemplo, a Dog Harajuku: as peças usadas no trecho final do clipe de I Am The Best, smash hit lançado em 2011, são da japonesa. CL, uma das vocalistas, agora em carreira solo, cultivou diversas amizades na indústria fashionista e veste itens de designers amigos como Alexander Wang.

    Mesmo após o fim da união formal, o visual das integrantes ainda é lembrado como destaque do contato do KPOP com a moda, hoje tão intrínseco a ambas as indústrias. O 2NE1 marcou a geração que de fato deu início ao boom da chamada Korean Wave, em que a Coreia do Sul e seus artistas passaram a ter cada vez mais visibilidade no cenário ocidental.

    Não deixe de ver
    Dolce & Gabbana e Skims lançam parceria inspirada no estilo de vida italiano
    Quem disse que é feio? 15 calçados que provam que o ‘‘feio’’ pode ser também muito cool
    ASSISTA AQUI: “De Rua” volta às telas com segunda temporada
    Primeira Semana de Moda Periférica acontece em São Paulo
    Veja os looks do Afropunk Bahia 2024
    Paola Vilas chega aos 8 anos de marca com lançamento de primeira bolsa
    Damson Idris explora moda e tradição em nova campanha para a Tommy Hilfiger
    Egho Studios se junta a Working Title para lançar collab
    Piet e Oakley se inspiram a cultura dos bailes de rua em nova coleção colaborativa
    Qual espaço o luxo ocupa com exclusividade?
    FFW