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    Bless: conheça a marca originalmente anti-fashion há 26 anos

    Fundada por Desiree Heiss e Ines Kaag, Bless comunica arte, moda e design de modo interdisciplinar por meio de produtos irônicos e, de certo modo, essenciais.

    Bless: conheça a marca originalmente anti-fashion há 26 anos

    Fundada por Desiree Heiss e Ines Kaag, Bless comunica arte, moda e design de modo interdisciplinar por meio de produtos irônicos e, de certo modo, essenciais.

    POR Laura Budin

    Não-tradicional, a Bless, marca de origem alemã, com sede em Berlim e Paris, está há 26 anos no mercado – e mesmo assim continua a manter uma aura quase secreta ao seu entorno. Desde sua criação, no final dos anos 1990, a Bless lança semestralmente produtos – e principalmente, objetos – que se desvinculam da tendência cultural e abraçam a essência ao invés de se apegar somente à função.

    A dupla de designers, Desiree Heiss e Ines Kaag, ambas formadas em moda, nunca se viram abraçadas pelo conceito de tradicionalismo dentro da indústria. A partir daí se lançaram em um sistema curatorial na marca: produtos que vão desde roupas, móveis e objetos para casa até acessórios variados, como escova de cabelo e capas para carro.

    Para consumir a marca é preciso ter autoconfiança

    “Alguns dos produtos são bastante inusitados e por isso exigem uma certa autoconfiança dos clientes. Outros produtos parecem clássicos e nada espetaculares, mas também precisam de certa confiança do consumidor. O objetivo final é uma peça confortável e de boa qualidade, com um estilo discreto e atemporal, que toque delicadamente a personalidade do consumidor, mas que não atraia a atenção por si só’’, relata as designers em entrevista para a SSENSE.

    Uma das criações que ilustra bem essa filosofia é o Customizable Footwear N°06, um kit selado a vácuo contendo todos os elementos necessários para que o cliente monte seu sapato. Além disso, a Bless tem como técnica fundamental o tricô, que pontuou uma série de seus lançamentos, durante os anos. Exemplos disso são as Botas Bless N°01 que se ajustam como meias, a rede Fat Knit N°28, peça de mobiliário tricotada à mão e o Cable Jewellery N°26 que serve como decoração para cabos como extensões, adaptadores, plugues e carregadores de celulares.

    De natureza fluída e sempre aberta a mudanças, a Bless se mantém extremamente fresca dentro de um mercado altamente repetitivo. Parte de sua característica de fazer coisas inesperadas, vêm com a abertura da marca à colaborações com grandes nomes do meio como Maison Margiela, que também se estabeleceu no nicho anti-fashion antes de se tornar uma marca pop. A parceria entre ambas aconteceu na coleção inverno 1997 com as Furwigs N°00 – creditada como o estopim da marca dentro do mundo de colaborações.

    A parceria improvável com a Supreme

    A mais recente parceria da Bless foi com a marca cult de skatewear Supreme. Anunciada no início do mês, a coleção consiste em puffers texturizadas, carregadores divertidos e calças híbridas, entre os highlights. Vista como improvável, a junção das duas marcas é o mais próximo que a Bless já chegou de ser uma marca ‘‘comercial’’. A colaboração ainda não tem data de lançamento.

    Para os interessados em ter um dos designs com assinatura da da Bless, a única opção é mediante solicitação e os objetos ainda podem estar sujeitos a alterações próprias das designers – tornando cada peça ainda mais original. Em um mundo tão global e efêmero é quase excepcional que uma marca continue tão nichada. E você já tinha ouvido falar na Bless?

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