Longlegs: Por trás do visual do aguardado filme
Nicolas Cage interpreta um vilão misterioso planejado para não ser visto.
Nicolas Cage interpreta um vilão misterioso planejado para não ser visto.
Longlegs: Por trás do visual do aguardado filme
Nicolas Cage interpreta um vilão misterioso planejado para não ser visto.
Nicolas Cage interpreta um vilão misterioso planejado para não ser visto.
Protagonizado pela it girl do momento, Maika Monroe (Lee Harker) e Nicolas Cage (Longlegs) – em um de seus melhores papéis como vilão –, ‘‘Longlegs’’, muito antes de quebrar recordes de bilheteria, já havia ganhado um imenso hype com seu marketing brilhante que o vendeu como um dos melhores filmes de terror da última década, sem revelar muito sobre seu enredo.
A produção, em sinopse original, conta a história de uma agente do FBI (Maika Monroe) designada para um caso envolvendo um assassino em série, no qual inesperadamente ela tem uma conexão pessoal. Dirigido por Osgood Perkins com figurino assinado por Mica Kayde, ‘‘Longlegs’’ tem, definitivamente, um dos visuais mais interessantes do terror dos últimos anos.
Começando pelo marketing
Apesar de ter Nicolas Cage como protagonista, o material promocional do filme evitou retratar o personagem do ator com clareza nos trailer e fotos de divulgação. A ambiguidade intencional em torno de sua aparência é uma das principais razões de seu personagem causar tanto medo: Um pouco antes do filme chegar às telas, foi divulgado um teaser exclusivo revelando o momento em que Maika Monroe ficou cara a cara com Nicolas Cage pela primeira vez durante as filmagens. Sem revelar o rosto de Cage, o teaser mostra como a frequência cardíaca de Monroe dispara para 170 bpm quando ela vê Cage em uma cena definidora do filme.
“Não precisamos vê-lo, esse é o truque mais antigo do livro, a imaginação do público fornecerá melhor do que você pode. A ideia final era dizer: ‘Ei, esse cara é obviamente algo que você não quer ver’’, explicou Perkins em entrevista ao Indiewire.
O personagem
Interpretado por Nicolas Cage, o vilão da produção conta com poucas cenas onde de fato é revelado por completo – escolha proposital do diretor para manter o ar sombrio e maligno do personagem durante o filme. No entanto, nos poucos ângulos usados por Perkins para apresentar o personagem, nota-se que Longlegs tinha a pele pálida, lábios vermelhos e utilizava um nariz protético criados por Felix Fox, chefe do departamento de maquiagem do filme e Harlow MacFarlane, maquiador de efeitos especiais.
“A maquiagem clara é Bob Dylan”, explicou Perkins sobre a pele clara do personagem. “Bob Dylan é meu deus, então estou sempre procurando maneiras de usar as coisas de Bob, e aquela maquiagem branca que ele usa na turnê ‘Rolling Thunder Revue’ é esse tipo estranho de coisa performática. É como, ‘Estou aqui para me apresentar para você, e coloco essa maquiagem branca, então sou mais visível para você de certa forma, mas ao mesmo tempo, também sou mais invisível’, o que acho fascinante.”
A maquiagem de Longlegs
Ao desenvolver o conceito inicial, MacFarlane, maquiador de efeitos especiais, se inspirou nas cirurgias plásticas dos anos 1970 e 1980 na área rural do Oregon – onde o filme se passa. “A ideia era que ele tivesse feito uma cirurgia plástica de merda. É o assassino mascarado, é um imperativo do gênero, seja Michael Myers [‘Halloween’] ou Jason [‘Sexta-feira 13’], ou ‘Black Phone’’, explicou Perkins. Para obter a pele volumosa e danificada, Fox aplicou maquiagem protética de silicone em sete partes no rosto de Cage. No total, a aplicação do cabelo e da maquiagem de Cage levava duas horas e meia todas as manhãs antes das gravações.
O figurino glam rock e andrógino do vilão
Cage interpreta o personagem de forma com que sua presença por si só já seja perturbadora para quem está assistindo, no entanto, sua persona foi criada para apresentar um ar de ex-rockeiro: “[Ele] é muito inspirado no glam rock. Se você der uma olhada completa na tela, ele tem suas botas de cowboy de couro branco de lagarto’’, explicou Fox.
O visual andrógino de Longlegs é outra parte fundamental de sua persona glam rock. Em uma entrevista entre Cage e Perkins para a Fangoria, o ator explica: ‘‘Eu queria que Longlegs fosse muito andrógino. Eu estava pensando no profeta andrógino em ‘Julieta dos Espíritos’ de Fellini, e o profeta estava dizendo, ‘Você me acha bonito?’ Você me disse para meio que engordar meu cabelo. Então eu fiz isso, e então comecei a dizer para Maika: ‘Você me acha bonito?’”