Da cozinha para o nécessaire: como a gastronomia está Inspirando a indústria de cosméticos
Com o impulso das plataformas digitais e colaborações inesperadas, a fusão entre comida e beleza alcança um novo patamar – cheio de sabor!
Da cozinha para o nécessaire: como a gastronomia está Inspirando a indústria de cosméticos
Com o impulso das plataformas digitais e colaborações inesperadas, a fusão entre comida e beleza alcança um novo patamar – cheio de sabor!
Em um cenário onde a beleza não é mais apenas sobre o que vemos no espelho, mas também sobre o que sentimos – e até saboreamos –, a fusão entre cosméticos e gastronomia ganha força. Desde o antigo Egito, onde o mel já era usado como produto de beleza, ou na Ásia que há milênios usa o arroz como um milagroso ingrediente em diversos lançamentos, a ideia de usar alimentos para embelezar o corpo não é novidade. Impossível também não citar o gloss com formato e cheirinho de morango que marcou diferentes gerações – lembram dele?
A busca pelo ineditismo e a sedução pela curiosidade sensorial destes produtos fazem com que sejam hits e objetos de desejo.
O poder do TikTok
Nos últimos tempos, a relação entre comida e beleza tem se aprofundado, com uma explosão de tendências digitais que refletem a conexão sensorial entre esses dois universos. Marcas de beleza, como a Truly Beauty, criaram produtos como o “Glazed Donut Shave Oil”, enquanto a própria linha de cuidados de Hailey Bieber – responsável pela tendência ‘‘strawberry girl’’ –, a Rhode Skin, apostou em sabores como “Watermelon Slice” e “Strawberry Glazed Donut”.
Além disso, essa nova onda de tendências prioriza uma abordagem mais lúdica, contrastando com a seriedade da maquiagem dos anos 2010, marcada por técnicas complexas como contornos e “baking”. Agora, o foco está em criar experiências que sejam gostosas, tanto no visual quanto na ideia. Afinal, quem resiste a uma maquiagem que faz você parecer – e até se sentir – como uma sobremesa?
Essas associações não se limitam apenas à aparência, mas também exploram texturas e os cheiros, conceitos que estavam presentes desde os anos 2000 com itens como os sprays corporais da Bath & Body Works ou os lip balms saborizados da Lip Smackers, que permitiam aos millennials “usar” suas guloseimas favoritas de forma acessível.
Agora, essas inspirações vindas da gastronomia se consolidaram como uma tendência clara, ajudando o consumidor a compreender melhor o que está adquirindo, enquanto despertam conexões emocionais e toques de nostalgia. O humor e a leveza tornam-se ferramentas indispensáveis para atrair as gerações Z e Alpha, que valorizam experiências sensoriais e preferem uma abordagem mais acessível e descomplicada ao universo da beleza.
No Brasil
Essa tendência não ficou restrita aos Estados Unidos, não. No Brasil, os destaques recentes ficam para as collabs da Carmed, que já se juntou com marcas como Fini, Burger King e, mais recentemente, com a Bauducco para criar hidratantes labiais com gosto, cheiro e aspecto semelhantes à comida. E para quem sentiu falta da limitada versão ‘‘defumada’’ do Carmed, na última semana, Mari Maria lançou uma parceria com o Burger King também para uma linha de gloss.
Vale destacar que, nessa divulgação infinita de lançamentos, influenciadoras como Malu Borges e Lívia Nunes têm um papel essencial na construção do marketing e apelo desses produtos: elas têm sido peças-chave na promoção dos lançamentos, utilizando suas plataformas para fazer o elo entre o mundo dos cosméticos e a alimentação por meio de videos mukbangs, ASMR’s e conteúdos que exploram os cinco sentidos.