FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Momento Jeff Koons
    Momento Jeff Koons
    POR Augusto Mariotti

    Por Rafaela Grabert Goldlust

    O artista Jeff Koons, que tem super retrospectiva no Whitney Museum em Nova York ©Reprodução

    A imprensa enquadra Jeff Koons o tempo todo; muitos reclamam dos preços astronômicos cobrados por suas obras; críticos falam que sua arte é uma bobagem fácil, que hoje é reproduzida por um exército de assistentes, mas o artista está eternamente em alta. Bagagem e reconhecimento internacional são poucas palavras para descrever as três décadas e meia de prática de Koons. O mestre americano (e milionário) do neo-pop (como chamam alguns críticos e colecionadores) está invadindo Nova York com três projetos distintos que ajudam a deixar seu nome ainda mais em evidência.

    Atualmente ele está com uma grande mostra no Whitney Museum, a “Jeff Koons: A Retrospective”; também está lançando uma colaboração com a gigante H&M; e tem uma de suas esculturas enormes instalada no mítico Rockerfeller Center (NY) como parte do projeto Public Art Fund, que fica em exibição até o dia 12 de setembro. A obra é o Split-Rocker, que consiste em duas metades: uma cabeça de um pônei inspirada no brinquedo de um de seus filhos, e a outra baseada em um dinossauro de brinquedo. Juntas, elas formam o que parece ser uma gangorra infantil (rocker). Tudo no universo de Koons parece superlativo. A obra Puppy, uma de suas mais famosas, chega a ter 13 m de altura e é produzida em uma grande variedade de flores, como begônias e petúnias, totalizando até 60 mil plantas. Em 2012, a obra Tulips bateu o recorde da época em um leilão da Christie’s ao ser vendida por US$ 33,6 milhões. A estimativa era de US$ 25 mi.

    + Leia mais sobre a colaboração de Jeff Koons com a H&M

    Mercado à parte, para quem gosta de sua obra e tiver a oportunidade, a visita ao Whitney é obrigatória. A exposição ocupa todos os andares do museu e é a última no espaço antes dele ser relocado para o Meatpacking District, em 2015. São mais de 150 peças do artista, incluindo obras icônicas, como o coelho inflável de aço inoxidável, a estátua de porcelana do Michael Jackson e seu chipanzé de estimação, fotos e esculturas em flagrante do próprio artista com sua primeira esposa, Cicciolina, e o cachorro laranja de aço inoxidável. Os clássicos de Koons, reproduções de objetos banais em cores vívidas e acabamentos espelhados que viraram arte, constituem a maior mostra dele em Nova York, numa narração cronológica que explora desde seus primeiros trabalhos até os mais atuais.

    Já a colaboração do artista com a H&M abriu nesta quinta (17.07) na nova loja da marca na 5ª Avenida e conta com uma bolsa de edição especial de couro preto com a estampa do cachorro pelo preço acessível do fast fashion. A loja do museu também vai vender algumas para incrementar a linha de produtos com o tema Jeff Koons que já está à venda.

    A retrospectiva fica no Whitney até dia 19 de outubro, quando será levada para o Centro Pompidou, em Paris, dos dias 26 de novembro de 2014 até 25 de abril de 2015, e em seguida para o Guggenheim Bilbao, de 5 de junho a 27 de setembro de 2015.

    Veja abaixo imagens de algumas das obras que estão em cartaz na exposição “Jeff Koons: A Retrospective” e responda: você está do lado dos que gostam ou dos que não gostam?

    Whitney Museum
    945 Madison Avenue
    Telefone:+1 212-570-3600
    + site do museu

    A versão gigante e em flor do Split-Rocker, que está na frente do Rockerfeller Center, em NY ©Reprodução

    “Baloon Dog” ©Reprodução Whitney Museum

    “Inflatable Flower and Bunny” ©Reprodução Whitney Museum

    “Metallic Venus” ©Reprodução Whitney Museum

    A obra “Tulips” ©Reprodução Whitney Museum

    “Rabbit”, feita de aço inoxidável ©Reprodução Whitney Museum

    Pintura à óleo “Antiquity 3” ©Reprodução Whitney Museum

    A versão mais compacta do “Split-Rocker” ©Reprodução Whitney Museum

    Tela “Ilona on Top” com a ex-mulher Cicciolina ©Reprodução Whitney Museum

    “Elephant”, de aço inoxidável espelhado ©Reprodução Whitney Museum

    Não deixe de ver
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising