FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Veja
    Veja
    POR Camila Yahn

    Fachada do MIS, em São Paulo ©Reprodução

    Nesse sábado que passou fui ao MIS (Museu da Imagem e do Som) dar uma olhada na programação deles. Com exceção do evento de apresentação do Movimento HotSpot, que aconteceu lá, eu não havia ido ao museu desde que André Sturm assumiu a direção, mas tenho acompanhado através dos jornais e sites o esforço que ele vem fazendo e como isso alavancou a programação do MIS. Adorei o que vi.

    Tem uma belíssima mostra do fotógrafo André Kertész (1894 – 1985), com quase 200 imagens deste que foi mestre de outros mestres, como Cartier-Bresson. Há fotos lindas, em que vemos sua técnica, e cenas igualmente especiais, que revelam a oportunidade do momento da foto, que vem de encontro com uma frase famosa sua: “o que eu sinto, eu faço”. As imagens têm sentimentos e histórias por trás.

    ©André Kertész / Reprodução

    ©André Kertész / Reprodução

    ©André Kertész / Reprodução

    No mesmo andar ainda tem uma mostra do fotógrafo brasileiro Claudio Edinger, “De Bom Jesus a Milagres”, fotografada no sertão da Bahia, justamente na região que vai de Bom Jesus da Lapa à cidade de Milagres. Esse projeto, eu li lá no texto do curador, faz parte de um “mapeamento nacional” que Claudio desenvolve desde 2000, “tentando responder com imagens à questão da identidade nacional”. O que mais me chamou atenção aqui foram as cores e os recortes das fotos. Mostra um Brasil humano e gentil. O curador Eder Chiodetto traduz bem o trabalho do artista: “Claudio Edinger nos empresta seu olhar, educado pela história da arte, mas também pelas pedras, pela luz e pelos olhares das pessoas do sertão, para que a gente perceba a poesia avassaladora que repousa silenciosa e distraidamente nos recantos do Brasil”. É exatamente isso.

    ©Claudio Edinger / Reprodução

    ©Claudio Edinger / Reprodução

    ©Claudio Edinger / Reprodução

    E para fechar, tem uma ótima exposição, muito bem montada, das polaroides de Andy Warhol. “Andy Warhol Superfície Polaroides (1969-1986) traz mais de 200 imagens de seus amigos e conhecidos ilustres. O pequeno detalhe que faz toda a diferença é que vemos snapshots, despretensiosas e que não envelhecem com o passar dos anos, de Mick Jagger, Jane Fonda, Joseph Beuys, John Lennon, Yoko Ono, Truman Capote, Robert Mapplethorpe, Keith Haring, Debbie Harry… Com curadoria de Diógenes Moura, é um deleite entrar naquela sala e ficar apreciando (e desejando muito!) aqueles pequenos retratos.

    E depois, um suco de tomate no Chez Mis, ali ao lado, caiu muito bem!

    As três mostras ficam em cartaz até o dia 24.06.

     

    Não deixe de ver
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    Coletivo da Amazônia pinta mural no principal Pavilhão da Bienal de Veneza
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Gabriel Massan: o artista brasileiro que saiu da Baixada Fluminense para os palcos de Madonna
    Musical ‘A Loja de Atrocidades’ reúne Som, aromas, visuais e performances
    Maxwell Alexandre assina colaboração com a estilista Angela Brito
    Artista brasileiro cria estampas para a Balenciaga
    Gucci e a Editora Contrasto comemoram primeiro livro
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Gucci e Instituto Inhotim apresentam festa anual de fundraising