google translate
SPFW
FFWMAG
Fashion Tour
Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

Selecione
Ordenar por

SPFW  FFWMAG  Fashion Tour  Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

HomeDesfilesNotíciasModaBelezaTrendsLifestyleBlogVídeosTudo
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
TrendsFFW Ama
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
SPFWFFWMAGFashion TourProjeto Estufa
 
08.12.2017 / Comportamento / por FFW

FFW x Meio Fio: o que você vai encontrar na mostra do projeto no Teatro Oficina

a6132337-1

Do processo criativo ao fim até o recomeço

por Giuliana Mesquita e Luigi Torre

Acompanhar o processo criativo dos projetos do Meio-Fio é uma tarefa bastante recompensadora. Entender como grupos de pessoas tão diferentes conseguem trabalhar juntas é inspirador. São vivências, geolocalizações, histórias, backgrounds, gostos, estilos de vida e rolês que, mesmo tão diferentes, se complementam. Nesses 18 participantes, é fácil enxergar que a resistência, cada uma à sua maneira, ainda é a melhor forma de mudar o status quo. Resistência através da arte, da exaltação do que outrora era considerado inferior, da mudança de visão, de valorização de corpos, da beleza diferente, do sacudir tudo e reorganizar, do destruir e criar algo novo das ruínas.

Furar bolhas invisíveis exige comprometimento, humildade, visão. O Meio-Fio pegou esse desafio e transformou em arte, em exposição, em Mostra. Juntou, forçou, empurrou, esticou. Alguns conceitos caíram por terra. Outros, esses mais importantes, se fortaleceram.

Os 18 artistas do Meio-Fio 2017 não estão ali à toa. Foram escolhidos por já estarem promovendo mudanças significativas no cenário caótico que a cidade, o país e o mundo vivem. Sua arte já era a resposta. O Meio-Fio chega para aumentar o volume dessas vozes e potencializar seus poderes de mudança.

A Mostra Meio-Fio 2017 é fruto de tudo isso. Em seis horas de evento, moda, arte e design vão se misturar, se complementar, se substituir. O Teatro Oficina não poderia ser locação melhor: marco importante da história da dramaturgia brasileira e agora em evidência novamente pelo possível destombamento, o espaço idealizado por Lina Bo Bardi transpira resistência. Anote a data: dia 16.12, às 16h.

Os quatro projetos idealizados, construídos e produzidos pelos 18 participantes do Meio-Fio são fruto de muito suor, noites sem dormir, stress. Foram algumas semanas para destruir e construir sua São Paulo. O seu Meio-Fio, onde eles andam, produzem, dão rolê e — principalmente — vivem. A cidade de São Paulo tem uma força que te engole ou te cospe pra fora. A minha, a sua, a deles. E é dessa experiência antropofágica que nasceram esses quatro projetos. Conheça cada um deles aqui.

Para Charlotte Maluf Obrigado por Tudo.

Por Ana Arietti, Flávia Madeira e Ivana Wonder

A Casa 1 é um centro cultural e de acolhimento LGBTQIA+ localizado no centro de São Paulo, que tem se tornado um dos espaços mais importantes da cidade no que diz respeito a práticas educacionais, sociais e políticas ligadas à comunidade.
Para dar voz e fazer visíveis aqueles que muitas vezes são invisíveis para sociedade, Ana Arietti, Flávia Madeira e Ivana Wonder, propuseram um intercâmbio cultural entre artistas e moradores da Casa 1.

Para o espaço, o grupo convidou artistas e profissionais relacionados à arte, beleza e moda, para realizarem bate-papos, palestras, oficinas e ações com o público da Casa 1 e sua rede. Questões como identidade, performatividade e subjetividade foram pauta da programação. O resultado dessa jornada de empatia e troca é um mini-documentário e uma performance, a serem apresentados na Mostra Meio-Fio 2017, que retratam de forma sensível e visceral a potência criativa desses corpos.

00:00

Por Ariana Milliorini, Anna Mascarenhas, Camila de Alexandre, Igi Ayedun e Renato Custódio

Viver o ritmo imposto por São Paulo é encarar uma relação de temporalidade imprevisível. Os ponteiros dos relógios se movimentam numa velocidade paradoxal e os segundos, minutos e horas podem ser percebidos e experimentados de diversas maneiras. É essa relatividade do tempo dentro da cidade que interessa Renato Custódio, Anna Mascarenhas, Camila de Alexandre, Igi Ayedun e Ariana Miliorini.

O projeto “00:00” consiste em quatro instalações, cada uma representativa de um contexto diferente. São fragmentos e perspectivas do tempo na cidade. Através da utilização de variados formatos e narrativas, os artistas convidam o público a experimentar as sensações que o tempo provoca no processo de viver e existir em uma metrópole como São Paulo.

Identidades

Por Ariel Nobre, Anne Oliveira, Caroline Rycca Lee, Iris Ingrid e Solenn Robic

Numa sociedade moldada por imposições sociais e culturais, é indispensável buscar alternativas para reagir e manter as suas identidades vivas. “Identidades”, projeto de Anne Oliveira, Iris Ingrid, Ariel Nobre, Caroline Ricca Lee e Sollen Robic, fala justamente sobre isso. Todas as pessoas do grupo reivindicam (ou tem desconfortos) com identidades e o direito à memória. A ideia é vestir o espaço com afeto e reivindicar o acesso à vida para grupos historicamente minorizados através da moda e da arte.

O trabalho consiste em um desfile-performance idealizado por pessoas que têm suas diferenças expostas na própria pele, no próprio corpo e nas suas histórias. A passarela é o meio escolhido por eles para conectar suas múltiplas habilidades e celebrar a diversidade de corpos desviantes e historicamente minimizados. Com roupas garimpadas nas periferias São Paulo, a apresentação será narrada como uma poesia de afeto e resistência e terá como cenário uma instalação transmutante.

Deslocamento – Da voz ao movimento

Por Badsista, Marcelo Moraes, Mel Duarte, Renata Prato  e Lidia Thays

O “Passinho do Romano” é uma dança criada no Jardim Romano, Zona Leste de São Paulo. Com movimentos originários no funk da periferia, se transformou num movimento sociocultural que rompeu limites geográficos, penetrou classes e se transformou num fenômeno agregador dentro de uma sociedade polarizada. O projeto “Deslocamento – Da voz ao movimento” tem o intuito de resgatar e celebrar as raízes do “Passinho do Romano” e explorar a sua relação e impacto na cultura de São Paulo.  A partir da realização de um “Aulão” que será realizado no dia da exposição “Meio-Fio 2’017”, os artistas desenvolverão um minidocumentário com imagens da apresentação, entrevistas com personagens importantes e os reflexos do público.

A Mostra Meio-Fio acontece no dia 16 de dezembro, das 16h às 22h, no Teatro Oficina. Entrada gratuita. Aberto ao público.

Siga o @meiofio nas redes sociais e leia todas as colunas do projeto no FFW aqui.


Galeria de Fotos

Ver fotos
a6132306
a6132313
a6132355
a6132366
Tweetar

Relacionados

Ver todos
looks do inverno 21 da Y/Project e a mule, resultado da collab com a Melissa. Foto: cortesia Y/Project
Moda

Melissa revela colaboração com a Y/Project durante desfile em Paris

captura-de-tela-2021-01-22-as-13-23-15
Moda

Y/Project: como a marca se mantém entre as mais relevantes da moda hoje

Fotos Jason Coates / Cortesia Melissa
Moda

Sapatinho de cristal: a 2ª collab da Melissa com a Comme des Garçons

captura-de-tela-2020-05-15-as-11-56-57
Notícias

1º festival LGBT feito por pessoas trans, MARSHA! acontece em parceria com CCSP


Veja Também

img_2066
Moda

Trend Alert: Athflow, a tendência de moda que será ainda maior em 2021

Desfiles, Moda

Schiaparelli - Alta Costura verão 21

Desfiles, Moda

Iris Van Herpen - Alta Costura verão 21

Pearl Charles - Only For Tonight
Música

Supernova: os 8 lançamentos musicais favoritos da semana (17 - 23.01)

foto: dainis graveris
Beleza

Explante de silicone: por que mulheres estão tirando a prótese sem substituí-las

peter doig em seu estúdio. foto: cortesia dior
Moda

Assista ao desfile masculino da Dior Inverno 21 ao vivo aqui

lvmenfw21
Moda

Assista ao desfile masculino da Louis Vuitton por Virgil Abloh ao vivo

fotos: Cortesia Burberry/ Kenny Germé
Moda

Burberry revela pré-coleção de inverno 2021. Veja todos os looks

5296f287-8d67-480d-8fef-520888c5bc7b
Moda

FFW entrevista: Lucas Nascimento e sua nova marca An-Na London pensada para os novos tempos

lana del rey está de volta com Chemtrails Over the Country Club
Música

Supernova > a primeira coluna com as novidades musicais de 2021

prada
Moda

Inverno 21: Acompanhe ao vivo o desfile masculino da Prada neste domingo

salvamor6
Moda

Salvamor


Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
© 2021 IMM Moda. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×