FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    10 momentos da exposição de Bowie
    10 momentos da exposição de Bowie
    POR Camila Yahn

    O FFW visitou a exposição de David Bowie que está em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, até o dia 20 de abril, acompanhado de alguns leitores que ganharam uma promoção feita em parceria entre o site e o museu. Muito bem montada e com bastante material, a mostra é linda e com trechos emocionantes. Abaixo, nossos 10 momentos preferidos, que você não pode perder e, ainda melhor, pode se debruçar longamente e curtir sem pressa.

    David Bowie, ao lado de Mick Ronson, canta “Starman” no programa britânico “Top of the Pops” em 1972 ©Reprodução

    1. Vídeo da apresentação de Bowie no programa britânico icônico “Top of the Pops”, cantando “Starman”, em 1972. Bowie usava o conjunto matelassado desenhado por Freddie Burretti e, com seus cabelos vermelhos arrepiados e seus olhos de cor diferente, era a imagem da modernidade. A letra diz: “There’s a starman wainting in the sky / He’d like to come and meet us / But he thinks he’d blow our minds”. Mas quem pirou nosso cabeção mesmo foi o próprio Bowie, nosso starman preferido. Ao final, o apresentador do programa, tão embasbacado quanto a audiência, só consegue falar: “The amazing David Bowie!”. A canção e o álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust” ficaram no topo das paradas pelos próximos dois anos.

    2. Letra de “Ziggy Stardust” original, escrita à mão por Bowie em 1972, com a explicação sobre determinados termos, como “he was the nazz” e outras curiosidades. A mostra traz muitas outras letras originais, com erros e rabiscos, como “Heroes” e “Lady Stardust”.

    Parede redonda com os melhores momentos de shows de Bowie e grandes figurinos ©Divulgação/Gil Vicente

    3. Perca muito tempo na sala que mistura os vídeos e os figurinos mais icônicos de Bowie. Trechos de shows aparecem em um telão de chão a teto, arredondado, fazendo com que você entre em uma imersão total daquele universo tão instigante e louco. Montagem e curadoria impecáveis.

    4. Vídeo da apresentação no festival de Glastonbury, em 2000, com Bowie cantando “Heroes” para uma plateia totalmente enfeitiçada e indo ao delírio absoluto. De chorar.

    Goodbye, Ziggy: Bowie canta no Hammersmith Odeon, em Londres, em 1972 ©Print Screen vídeo do show

    5. O show inesquecível no Hammersmith Odeon, em Londres, em 1972, em que ele anuncia, para surpresa do público e da banda, que aquele era o último show como Ziggy Stardust. “Esse show vai ficar na nossa memória não apenas porque é o último da turnê, mas porque é o último que vamos fazer na vida”. O show tem duração de 1h30, mas podemos ver os melhores momentos, incluindo sua despedida, antes de terminar com a linda “Rock ‘n’ roll Suicide”. Bowie voltou, ainda naquele ano, desta vez como Alladin Sane. Assista ao show completo aqui.

    6. “Combo” de “Life on Mars?”, com partitura, áudio + videoclipe e o terno azul claro desenhado por Freddie Burretti em 1972, e que anos depois, em 2003, foi usado por Kate Moss na “Vogue” britânica, fotografada por Nick Knight.

    Macacão de vinil, um dos figurinos mais icônicos da parceria com o estilista japonês Kansai Yamamoto ©Reprodução

    7. Atenção especial aos figurinos criados pelo japonês Kansai Yamamoto na década de 1970. Os mais absurdos são dele e podemos ver a herança oriental nas formas e detalhes das roupas. Collants, capas e o incrível macacão de vinil para a turnê de Alladin Sane estão entre as peças originais expostas.

    8. A salinha logo perto da saída que mostra a transformação de David Robert Jones para David Bowie, com fotos impagáveis dele com menos de 20 anos, sua paixão pela música e por Little Richard, as bandas de início de carreira e objetos como uma placa da rua Stansfield Road, no bairro de Brixton, em Londres, onde cresceu — diga-se de passagem, eu fui vizinha de parede da casa de Bowie durante uma época na cidade ; )

    9. Capa e fotografia original da capa de “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, de 1972, em foto de Brian Ward

    Capa do álbum “Earthling”, com Bowie de costas vestindo casaco feito por Alexander McQueen ©Reprodução

    10. O casacão desenhado a quatro mãos com Alexander McQueen em 1997 com a bandeira britânica em efeito destruído. É uma das peças mais emblemáticas e conhecidas de Bowie dos anos 80 pra cá. Na mostra, há o casaco original, a fotografia de Bowie e depois o resultado na capa do álbum “Earthling”. Há muitas outras peças criadas por McQueen para Bowie e o terno preto slim desenhado por Hedi Slimane.

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier