FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Leigh Bowery
    Leigh Bowery
    POR Camila Yahn

    Da última vez que fui ao New Museum, em Nova York, fiquei bem frustrada com as exposições. Ou com a falta delas. Era minha segunda visita ao museu e, também pela segunda vez, dois andares estavam em montagem de exposição. Aproveitei para passar na lojinha, que tem uma boa seleção de livros e melhor ainda de DVDs. Já achei pérolas lá, entre elas, o documentário “The Legend of Leigh Bowery”, de Charles Atlas.


    Excêntrico, doente, extraordinário, louco, sem limites, extravagante e obra de arte ambulante são alguns dos termos usados para descrever essa curiosa figura, que ascendeu no cenário underground londrino nos anos 80.

    Capa do DVD

    Leigh nasceu em uma pequena cidade australiana chamada Sunshine. Foi um lindo bebê e um adolescente também bem bonitão. Aos 15 parou de vez de frequentar a igreja com os pais e passou a se dedicar às aulas de música. E poucos anos mais tarde, foi para Londres, cidade que o recebeu de braços abertos e deu o espaço que precisava para se tornar um dos grandes ícones pop de todos os tempos, que inspirou – e inspira – outros ícones, como Boy George, John Galliano, Alexander McQueen, Lady Gaga e Gareth Pugh.

    Gareth Pugh, fã confesso de Bowery, se inspira no performer na sua coleção de Primavera Verão 2007 ©Reprodução

    Outro admirador, Alexander McQueen tem Leigh como referência para sua coleção de Inverno 2009 ©Reprodução

    Desfile de Primavera/Verão 2002/2003 de John Galliano tem Leigh Bowery como uma das inspirações ©Reprodução

    Ele também não passou despercebido aos olhos do pintor Lucian Freud ©Reprodução

    Para quem gosta do Bowery ou tem um mínimo de curiosidade sobre essa personalidade tão misteriosa e explosiva, o DVD é um ótimo programa, pois acompanha a construção do mito, desde quando era bebê até se tornar um performer influente, com depoimentos de seu pai e irmã, de Boy George, curadores de arte, e muitas outras pessoas que conviveram com ele.


    E o mais absurdo, em se tratando de Leigh, são os looks que ele criava, um mais inacreditável, quase impossível, do que o outro. Basta ver as fotos abaixo ou então ir atrás do filme, para ver e entender a cena como um todo. “Em vez de usar minha criatividade pintando em telas, fazendo quadros, eu resolvi colocar todas as minhas ideias em mim mesmo”, ele diz, em uma de suas frases mais emblemáticas. Leigh Bowery é criatividade sem limites.

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier