FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    A estética da inspiração
    A estética da inspiração
    POR

    Idéias e conceitos podem ser concretizados de várias formas ou pelo uso de inúmeras técnicas.
    A autonomia criativa de um artista é o seu bem maior, justamente por proporcionar a ele, o grande prazer de ter a certeza de realizar um trabalho digno e verdadeiro, e por isso útil, capaz de acrescentar à vida das pessoas. E uma coisa é certa: esse mot da sustentabilidade tem inspirado cada dia mais, grandes criadores contemporâneos.

    A estética sustentável transpôs lugares comuns como o “ecologicamente correto”, e ganhou espaço, não só em produções alternativas/casuais, mas em ateliês, galerias e escritórios de arte renomados, com formatos inovadores ou clássicos, às vezes provocativos, às vezes sutis, às vezes inconscientes, ou até mesmo imperceptíveis em um primeiro momento.
    Fato é que, se existe uma estética inspiradora a ser muito bem observada – e até seguida – é a desses famosos vanguardistas…

    Não é de hoje que Yoko Ono, uma das mais importantes representantes – senão a criadora – da arte conceitual, utiliza “sobras” em suas obras. Ela instiga, declaradamente, novos modos de perceber a arte. Foi assim com a obra que conquistou o interesse do seu megaparceiro John Lennon, e assim sempre será.

    Bombadíssimos, Os2011/10/1071_gemeos, que hoje já dispensam apresentações, por terem suas obras espalhadas pelos EUA, Europa, Japão e América do Sul, contemplam a democratização da arte, levando da rua para dentro das galerias, – com a mesma intimidade -, a linguagem do grafite.

    Quando disse “experimentar o experimental”, o poeta Wally Salomão parece ter falado de Vik Muniz, o super fotógrafo/artista que se serve de inspirações várias, tipo diferentes mídias e neurociência, pra conceituar e concretizar suas obras, baseadas em fotos de fotos… Ele se confessa obcecado por lixo.

    A elaboração conceitual do trabalho do carioca, Cildo Meireles passa por múltiplas linguagens. Na Inglaterra é tão admirado como artista, que é parado nas ruas para dar autógrafos. Coisa rara.  A base do seu trabalho é toda com materiais simples, de uso trivial, totalmente acessíveis. Nos anos 70, as obras dele continham a frase: “a reprodução dessa peça é livre e aberta a toda e qualquer pessoa”.

    Adotando linguagens intencionais, a paulistana Leda Catunda, doutora em poéticas visuais, conquistou críticos de arte em Paris, New York e Brasil, com suas pinturas trabalhadas em diferentes texturas, principalmente tecidos e afins.

    Sem nenhuma pretensão de disseminar idéias, Bispo do Rosário [falecido na década de 80] é um nome fortíssimo no cenário europeu das artes, mesmo a contragosto, já que seu desejo [não atendido, óbvio] era o de ser enterrado junto a todas as suas obras, ou seja, esculturas, objetos e instalações, criadas com a reutilização de materiais simples, que faziam parte do cotidiano no manicômio do Rio de Janeiro onde passou sua vida inteira. Fios desfiados de seus próprios uniformes, foram usados para bordar obras geniais, como mantos e peças de vestuário.

    Independência e ativismo ambiental, são os instrumentos de trabalho do pintor, escultor e fotógrafo Frans Krajcberg, e a combinação disso tudo, torna a presença física de uma obra dele impactante.

    E não dá pra não citar aqui de novo Beatriz Milhazes [coisa de fã…], porque a reutilização que ela faz em colagens, de materiais aparentemente banais, – como papéis de bala e chocolates -, e a brincadeira de cores de suas pinturas, fizeram com ela hoje se dê ao luxo de produzir menos de dez telas por ano, e ter uma enorme fila de espera de compradores

    Viver a vida com ecostyle é uma arte. Inspiremo-nos…

    + www.inhotim.org.br

    Não deixe de ver
    Exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow acontece em Londres
    ORIBA abre duas novas lojas em São Paulo
    Nova coleção da BOTTLETOP ganha campanha ‘MEMPHIS DREAM’
    FFW