FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cultura fashion by SPFW
    Cultura fashion by SPFW
    POR

    Sonhado/idealizado e realizado de maneira sabiamente ousada por Paulo Borges, o SPFW comemora 15 anos de uma história verdadeira, digna, generosa, democrática, inovadora.
    Essa nossa semana de moda, uma das melhores do mundo, faz grande diferença, porque entre seus conceitos está o de sustentabilidade – o que se pode constatar em suas ambientações, seus impressos, suas campanhas como a “vá de táxi”, sinalizações de espaços, e até mesmo na gastronomia funcional que é oferecida em seus lounges. O evento propõe ainda uma constante reciclagem de idéias, “linkando” moda com cinema, arte, artesanato, design, beleza, tecnologia, música, arquitetura, fotografia, literatura, estética, mídia, marketing, business…
    E mesmo pra quem nunca sentiu o gosto saboroso do suor da realização de um desfile, ou pra quem não faz a menor idéia do esforço absurdo que é a realização de um evento desse nível, tudo isso está longe de ser banal. Apesar de “a moda estar na moda”, e ter um monte de gente despreparada falando em nome dela, o SPFW é extremamente sério: gera emprego e renda, resgata autoestima, dá “ibope”, esperança de um futuro melhor e muito prestígio.
    Nas minhas andanças por ele, constatei que a cultura fashion está, de fato, nas suas entranhas. Como forma de homenagem, abaixo estão depoimentos colhidos por mim, [respostas à pergunta: “o que é cultura fashion pra você”?] de grandes nomes desse métier, que são referências por suas atuações. Esses profissionais são exemplos vivos de que “o segredo do sucesso é saber como se faz”.
    Vida longa ao SPFW. O Brasil merece. E certamente se orgulha.

    @ecostylemonica

    Fotos: Mônica Horta

    Cultura fashion, eu acho que é muito o modo de se viver, né? Acho que moda na realidade não é só a roupa em si, mas muito mais o comportamento, uma atitude. Ela é arte, ela é cinema, ela é teatro… eu acho que é tudo isso um pouco.
    Amir Slama

    Acho que acaba tudo virando fashion sabe, assim, as coisas vão se transformando, e moda, se você entrar lá no dicionário pra ver o significado da palavra, vai ver que é isso entendeu, é transformação, é atualidade. Não tem uma cultura fashion. Tudo que está em ebulição e tudo o que vem de novidade é fashion, faz parte dessa cultura chamada fashion.
    Beth Lago

    Cultura fashion significa conhecer melhor a história da moda, do passado, antigo e não tão antigo, presente, e também que dá ferramentas pra imaginar o que pode acontecer de agora em diante. Eu acho que cultura de moda, não pode ser só história ou análise de fatos. Você não pode ter uma cultura fashion sem conhecer a indústria que está por trás dela, porque senão, fica totalmente falando bobagens: eu gosto, eu não gosto…
    Costanza Pascolato

    Cultura fashion é cultura da moda, toda a história da moda, tudo que fala de moda.
    Dudu Bertholini

    Cultura fashion não é especificamente de moda, mas de tudo o que acontece no mundo, comportamento, o que é que as pessoas estão vestindo nas ruas… Todas as coisas do universo pop estão dentro da cultura fashion. Enfim, é um pouco da história, do modismo de cada lugar, de cada país, o que é que são as tendências, misturado, é claro, com o cotidiano. Porque você vê, novela é cultura fashion também, cinema, música, tudo está interligado.
    Eva Joory

    Fotos - Mônica Horta

    Fotos - Mônica Horta

    Eu vou te responder o que é moda e o que a moda significa hoje em dia. Porque, engraçado como a moda virou um tradutor de um período né, um tradutor de uma época, um tradutor de movimentos sociais, políticos, culturais. A moda é, por uma definição básica, a repetição cíclica de um desejo; aquele desejo que a cada coleção, a cada período cada vez mais próximo você passa a ter. E é o desejo de uma roupa, mas é o desejo de um universo, né, você quer ter aquela roupa porque você quer pertencer àquele universo, e esses universos em geral são reflexos de um período, de um grupo de pessoas, de um movimento político, social. Então, eu acho que a moda tem hoje no cenário mundial, histórico, uma função muito específica e muito positiva, né, acho que de representar a nossa história. Eu acho que moda pode ser considerada um termômetro histórico.
    Fause Haten

    Cultura fashion é uma mistura de história com novos hábitos. Eu acho que isso forma uma cultura fashion atual. É uma mistura da história da própria moda com os hábitos contemporâneos.
    Giovanni Frasson

    Eu acho que fashion muda muito de pessoa pra pessoa. É questão da pessoa se sentir bem com a roupa que ela tá. Eu acho que fashion pra cada pessoa muda, né?
    Gisele Bündchen

    Pra mim cultura fashion é um olhar aprofundado, especializado, histórico, em cima de tudo que a moda já fez, já foi, e representa hoje. Ou seja, é uma visão, um estudo aprofundado de história da moda, porque a moda tem uma história que representa o momento de todas as civilizações. De modo que, pra ter cultura de moda, é fundamental que se conheça muito bem a história da moda.
    Glória Kalil

    Cultura fashion é uma cultura que dá um grande valor para a moda.
    Glória Coelho

    Fotos: Mônica Horta

    Fotos: Mônica Horta

    Cultura fashion é, antes de julgar uma roupa, você enxergar ela um pouco mais à frente né, porque a gente tá falando de lançamento. Então, muitas vezes você olha um desfile na passarela, e você fala nossa o que é isso, quem vai usar, no sei o quê… e isso daqui a dois ou três anos é maravilhoso, tá todo mundo usando. Acho que cultura é quando você começar a ver aquilo bem mais à frente do que o hoje; hoje é o que vi há três anos atrás. Acho que é você pesquisar mesmo e entender um pouco mais, mais além.
    Isabela Capeto

    Acho o jeito que as pessoas fazem as roupas. Pra mim é uma cultura fashion isso.
    Isabeli Fontana

    Cultura de moda é uma coisa que a gente tá começando a ter no Brasil, por conta do desenvolvimento da indústria. Não é só você estudar a literatura de moda, montar cursos de moda, faculdades especializadas. É tudo isso junto, né, o entendimento do têxtil, o entendimento da mão de obra, da modelagem, da cenografia, vitrine, do ponto de venda, das experiências de varejo. Isso tudo é o que forma a cultura de moda. A gente tem muito que caminhar ainda pra conseguir ter uma.
    Jackson Araújo

    Ai, tudo que envolva comportamento, moda, atitude, música…
    Johnny Luxo

    Cultura fashion, é tudo que você observa na moda, acho que desde que você nasce. Eu acho que todo mundo têm a sua cultura fashion, entendeu? Não necessariamente de algo da moda, de coisas super fashion, mas a cultura de moda, a cultura fashion, é exatamente o que você observa, o que a sua mãe vestia quando você era pequeno, as suas tias, as amigas delas, e o seu pai, e os amigos dele. Isso é cultura fashion: é a informação que você tem desde que era pequeno. Pelo menos a minha informação de moda funciona muito assim, de observação da vida toda. Eu acho que é isso. E que qualquer um pode ter isso. É a sua referência.
    Julia Petit

    Fotos: Mônica Horta

    Fotos: Mônica Horta

    Eu acho que é uma cultura que ainda tá engatinhando no País, né, se você pensar em termos de mercado. Acho que, em termos de produção, se você avaliar o trabalho desses novos estilistas, mesmo dos estilistas que já estão no mercado, você vê uma grande evolução técnica, estética, e o mercado ainda não responde. É como se nós tivéssemos poetas declamando ou escrevendo pra um público ainda analfabeto, sem cultura fashion. A cultura fashion que existe é a cultura de idolatria, de consumo de marcas, que é uma coisa de países emergentes, que a gente tem no Brasil mesmo, e o outro tipo de público que é aquele que busca preços né. Aí nós temos o que então: os designers, estilistas, que estão exatamente nesse vácuo, porque o conteúdo que eles fazem, que é o conteúdo de design, tem um público sensível ao design. E em termos de preço, jamais vão conseguir competir com preços de produtos vindos de países agressivos, com políticas de renúncia fiscal, exportação, enfim, é um segmento ainda a ser desbravado, que precisa romper com essa obscuridade, com essa falta de cultura fashion, essa falta de sensibilidade fashion do público mesmo né, porque senão nós temos esse cenário aonde existe conteúdo, mas não existe mercado consumidor.
    Jum Nakao

    É gostar de moda e querer saber de onde vem a informação, saber a trajetória da moda, conhecer história, saber quem é quem. Isso tudo acaba ajudando a pessoa a ter uma relação melhor com a moda, com o estilo dela. A se divertir com a moda, e a aproveitar melhor o que a moda tem de bom.
    Lilian Pacce

    Cultura fashion é conhecimento. É criar um trabalho consistente, sabe, e criar um trabalho de moda forte, para que a cultura fashion, a cultura de moda no Brasil exista, tenha identidade, mais trabalhos autorais, trabalhos verdadeiros, verdadeiramente brasileiros. Não quer dizer que sejam regionais, mas voltados para a nossa cultura, pras nossas raízes, pra nossa maneira de ser. Com isso que se forma uma cultura de moda, e o Brasil ta começando a formar. Graças a Deus eu to aí há muito tempo.
    Lino Villaventura

    Cultura fashion acho que tá inserida no contexto do dia-a-dia. Acho que cultura tem tudo a ver com fashion, e é uma coisa que se consome. Entendeu? Mais ou menos. É porque, cultura e fashion têm tudo a ver, acho que uma coisa anda com a outra. É uma pergunta meio complexa, mas andam juntas.
    Luiza Brunet

    Fotos: Mônica Horta

    Fotos: Mônica Horta

    Cultura de moda é, em primeiro lugar, ingrediente superultra necessário pra qualquer fashionista. Não é simplesmente saber a subida e a decida da bainha. Precisa saber exatamente assim, o conteúdo, quer dizer, de onde as coisas surgiram, de onde surgiu a saia balonê, de onde apareceu o paletó de 3 botões, por que é que não se abotoa o terceiro botão do paletó de 3, o que é design, que é o passaporte pras marcas ganharem o mercado externo. Eu acho que cultura fashion é o fundamento pra todo mundo, porque tem muita gente que não trabalha com moda, mas tem interesse.
    Fundamento de moda é um mal necessário. Eu acho Cultura Fashion assim, super necessário.
    Lula Rodrigues

    É ler revista, é procurar se informar, é tentar entender, é respeitar o próprio corpo e as próprias formas, independente da moda ou a tendência em si. É isso.
    Marcelo Sommer

    O que é cultura Fashion? Tudo que está relacionado à moda.
    Maria Prata

    Moda é cultura. A moda faz parte. A moda é tão importante numa sociedade, na cultura de uma sociedade, quanto a literatura, quanto as artes plásticas, quanto a arquitetura. A moda é um dos grandes transformadores de atitude de uma sociedade, junto com todas as outras formas de expressão que tem. Se nós formos ver a vestimenta… eu não considero moda só a vestimenta mas tudo, a atitude, a postura, a forma do andar, do sorriso, de se maquiar, do cabelo, tudo. Pra mim isso é moda, a sua forma de expressão da sua imagem. Ela é desde a pré-história, ela tá anotada em alguns desenhos, passando pelo Egito, e até hoje ela tá sinalizada, ou seja, as coisas que são marcadas são a natureza, os feitos do homem, os pensamentos e a vestimenta. Ela sempre tá presente em toda a nossa civilização. Moda é cultura, é o nosso dia-a-dia.
    Oskar Metsavaht

    É assimilar no dia-a-dia os valores de moda como comportamento. Não é necessariamente estar na tendência, estar implícito dentro de um contexto de valores. Valorizar a arte, valorizar o novo, valorizar a diversidade. Eu acho que isso é cultura fashion.
    Paulo Borges

    Acho que hoje em dia é o cotidiano mesmo. É você estar absolutamente feliz com aquilo que está usando, absolutamente feliz como que você cria pra você mesmo, a maneira com que você compõe o seu visual. É a tua etiqueta pro mundo, então, é quase como se fosse, não uma preocupação, mas uma atitude de todos os dias, uma atitude cotidiana, é algo que te acompanha o tempo inteiro. Antenado ou não antenado, ela é inerente à sua vontade, mas ela é o que imprime você no mundo. Isso é pra mim cultura fashion.
    Pazzetto

    Fotos: Mônica Horta

    Fotos: Mônica Horta

    Cultura fashion não é só saber história da moda. Porque, na realidade tem que considerar a moda, em conseqüência do que está acontecendo no mundo. Então, se você olhar o mundo a longo prazo, vai ver que a moda sempre é uma conseqüência do que tá acontecendo em termos de cabeça, em termos históricos, em termos de economia. Eu acho que cultura fashion é ter essa informação toda, mais uma sensibilidade paralela que envolve pintura, que envolve escultura, porque, parece que não, mas você olhando um quadro, aprende a misturar cores, tendo um bom olho pra escultura, você começa a ter o sentido do que é uma proporção, mesmo que ela seja uma desproporção, então, é todo um olhar que tem que ser desenvolvido, e que não acaba assim nesses textos que gente vê no Brasil “ai eu gostei, ai eu não gostei, foi a Marcela que desfilou”… Isso não é cultura fashion.
    Regina Guerreiro

    Cultura fashion é… a gente tá começando a fazer a nossa cultura de moda no Brasil. Estamos no começo, mas a gente vai chegar lá..
    Reinaldo Lourenço

    Antigamente se dizia “assim caminha a humanidade”. Acho que essa cultura fashion é mais ou menos assim: caminha o consumidor pra um aperfeiçoamento e um aprimoramento em um exercício constante. É dessa maneira que se adquire a cultura fashion: vendo, conhecendo, prospectando e sentindo cada vez mais o que se adapta ao seu perfil, seu guarda-roupa. E esse exercício do bom gosto, faz com que se adquira não somente uma cultura fashion, mas que possa ficar muito mais antenado com o que ocorre no mundo da moda e das artes, a tudo o que diz respeito ao contemporâneo, como arquitetura, culinária, relacionamento, amor, prazer, sexo, fidelidade, evolução. Tudo o que é composto, um composto da evolução do consumidor.
    Renato kherlakian

    Bom, eu acho que cultura de moda é entender quando a moda ultrapassa o limite da roupa. Em moda real, em cultura de moda, não interessa a roupa, não interessa corpo. Mas interessa um terreno do intangível, até onde ela transforma, até onde ela transporta, e até onde uma população é capaz de lê-la. E essa leitura, não é ler se tá no comprimento que vai se usar, no comprimento que não vai usar. Não é isso. Então isso é cultura de moda. Conseguir ler, o que é intangível na moda, não o que é tendência.
    Ronaldo Fraga

    É uma palavra com muita amplidão. Eu acho que aquelas pessoas que têm paixão, que gostam, que buscam pesquisar, que têm conhecimento… é um mundo, né? É onde você vê as coisas. Você pode ver através da moda. É um jeito de você ver o mundo. Isso é cultura fashion.
    Tufi Duek

    Uau. É a capacidade da pessoa de se manifestar com a roupa dela e falar: “olha, eu sou diferente”. Isso é que é cultura fashion. É essa diversidade que a gente vê aqui. A mesma diversidade que tem no rosto, tem no exterior. É isso que a gente vê no São Paulo Fashion Week.
    Zeca Camargo

    Não deixe de ver
    Exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow acontece em Londres
    ORIBA abre duas novas lojas em São Paulo
    Nova coleção da BOTTLETOP ganha campanha ‘MEMPHIS DREAM’
    FFW