FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ecostyle #4
    Ecostyle #4
    POR Redação

    por Mônica Horta

    Se não fosse o SPFW, papear com criadores para lá de especiais como esses não seria possível em menos de 24h… e não com toda essa exclusividade que eu faço questão – como quando me encontrei com Dudu Bertholini e Marina Dias no MUBE, enquanto estavam fazendo um ensaio pro desfile dele, que rolou na sexta-feira (17.06).

    2011/10/7419_1-coluna-monica-horta-ffw-spfw-verao-2012©Cael Horta

    O multitalentoso Muti Randolph me contou em frente ao lounge da TAM como o trabalho dele está envolvido com sustentabilidade: “Eu me preocupo muito com isso. Inclusive isso começou até a mudar um pouco o meu estilo de trabalho porque quando eu não era tão preocupado com isso, eu usava muito material que não era reaproveitado depois, muita coisa de isopor, de madeira que era difícil de reaproveitar. Porque minha carreira foi assim: primeiro eu fazia cenários virtuais em computador – ilustrações, na verdade. Depois eu comecei a trabalhar com o mundo real de verdade; comecei a construir ilustrações onde as pessoas entravam dentro, e saí do mundo virtual pro mundo real.

    A partir de um tempo, por causa dessa preocupação com o ambiente, eu comecei a virtualizar de novo meu cenário pra usar menos materiais. Eles estão menos reais e mais virtuais. Então eu uso muito vídeo, luz e equipamentos que são alugados, ou seja, que são usados muitas vezes, e tenho usado também muito material que é reaproveitado, que não é jogado no lixo. Então isso mudou até… foi uma volta o mundo virtual da minha parte. Quase tudo o que faço hoje em dia tem essa pegada. Meus projetos são temporários, muito embasados em projeção, em vídeo, eu uso painel de LED de tudo quanto é tipo, construo com ferros estruturas tridimensionais que são revestidas com esses painéis, então é tudo reaproveitado, o ferro é reaproveitado sempre, e os painéis são alugados de novo. A maioria dos meus trabalhos, se você for ver, tem essa característica. Eu uso o menos possível de recursos”.

    2011/10/7420_2-coluna-monica-horta-ffw-spfw-verao-2012Muti Randolph ©Cael Horta

    E depois do seu desfile, Oskar Metsavaht me falou onde a sustentabilidade entrou nessa coleção da Osklen: “A grande parte é seda. Os grandes materiais que nós vimos ali são seda artesanal, seda rústica de origem sustentável; tem o couro de pele de peixe de Dourado e de Pirarucu; os tingimentos são todos de origem orgânica, naturais,  temos seda misturada com PET, temos algodão orgânico. As sandálias, algumas têm esse couro, e elas têm a lona reciclada de algodão”. Os tingimentos do couro também? “Sim, são sustentáveis. Todo o nosso tingimento é. De todos os tecidos não, porque temos sintéticos, essas coisas que não são ainda, mas a maioria é de origem sustentável”.

    2011/10/7421_3-coluna-monica-horta-ffw-spfw-verao-2012Oskar Metsavaht ©Cael Horta

    Não deixe de ver
    Exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow acontece em Londres
    ORIBA abre duas novas lojas em São Paulo
    Nova coleção da BOTTLETOP ganha campanha ‘MEMPHIS DREAM’