FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Luiz Leite – “bien dans sa peau”
    Luiz Leite – “bien dans sa peau”
    POR

    @ecostylemonica

    Bien dans sa peau (bem consigo mesmo). É exatamente essa sensação que tive durante o desfile do estilista Luiz Leite, no evento Casa de criadores.

    Fundamentado em ousadia inteligente, com modelos devidamente profissionais, e styling de ninguém menos do que Felipe Veloso, apresentou sua coleção masculina, com alfaiataria de formas minimalistas em tecidos como sarja e malha com maxi cores, respondendo a essa velha (e chata) discussão sobre identidade brasileira, com um conjunto de expressões conceitualmente perfeitas, remetendo ao tema “Camp” (que segundo a escritora Susan Sontag é extravagante, afetado, colorido, exagerado).

    Já que um dos papéis que cabe à moda cumprir é a inovação, – e sem inovação não é possível falar em sustentabilidade -, Luiz apresentou sim uma bela e madura coleção sustentável, exatamente como se propôs, além de ser um entre pouquíssimos criadores do nosso País a se “arriscar”.

    Como de costume, e também com o apoio da marca Eden – da qual também é estilista -, usou/aplicou corantes como o açafrão, cochonilha, fava d’anta e urucum, para chegar aos desejados tons cheios, fortes, superando uma das maiores dificuldades em tingimento natural, que é obtenção de coloração uniforme, quebrando o mito de que cores orgânicas são em tons pastel. Usou algodão produzido em três estados brasileiros, lugares que tem controle absoluto de toda a cadeia produtiva, e tecido em facções parceiras em SP, todas certificadas pelo IBD (bacana comentar que a Eden está começando a produzir algodão orgânico, com quase duzentas famílias inseridas em todo o processo). As sandálias desfiladas foram feitas com reaproveitamento de couro por artesãs de Conchas, sua terra natal.

    Não faço crítica de moda; minha especialidade é cultura sustentável, e isso inclui moda. Pesquiso muito e faço crítica de conceito e ética, principalmente da enorme diferença entre o que as pessoas falam e fazem. E quer saber? A-do-rei o trabalho do Luiz; senti até um “orgulho alheio”, porque ele aproximou o Brasil do que existe de mais moderno e luxuoso no mundo hoje, o design sustentável. Ousadia digna de um criador de verdade.

    + As peças Luiz Leite podem ser encontradas na Eden

    Luiz Leite em seu backstage

    Luiz Leite em seu backstage ©Cael Horta

    2011/10/7538_2011/10/7540_imagempp

    © Agência Fotosite - Marcelo Soubhia

    Luiz Leite - Projeto Lab - Projeto Lab - Casa de Criadores - Verao 2012

    © Agência Fotosite - Marcelo Soubhia

    2011/10/7540_imagem

    © Agência Fotosite - Marcelo Soubhia

    Luiz Leite - Projeto Lab - Projeto Lab - Casa de Criadores - Verao 2012

    © Agência Fotosite - Marcelo Soubhia

    2011/10/7542_DSC_0453

    Felipe Veloso em ação no backstage ©Cael Horta

    2011/10/7543_DSC_0525

    Sr. Eloy, o alfaiate que coordenou a confecção manual das peças do Luiz Leite, "feliz da vida" durante o desfile ©Cael Horta

    Não deixe de ver
    Exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow acontece em Londres
    ORIBA abre duas novas lojas em São Paulo
    Nova coleção da BOTTLETOP ganha campanha ‘MEMPHIS DREAM’
    FFW