FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Moda e/é arte (?)
    Moda e/é arte (?)
    POR

    Reciclagem de idéias

    Além de poder ser arte, moda comunica valores. E seja para criadores ou consumidores, o mundo agora é entendido de outra maneira.

    Inspirar novas reflexões é a essência da moda contemporânea, exatamente por ser capaz de atender ao nosso tempo e responder às suas mudanças, aos seus cruzamentos de linguagens. Ainda mais quando o tempo já não é só hoje, e o lugar já não é só aqui.

    Moda e arte coexistem em um tipo de nova filosofia visual, uma evolução harmônica, que, com seu “pacote” estrutural, funcional, e intencional, já marcou rompimentos significativos, e continua com o poder de instigar novos pensamentos.

    A arte é um recurso maravilhoso e infinito. Estilistas – desde sempre – “brincam” com o mundo das artes, assim como artistas expressam seus conceitos do vestir, popularizando a arte, e desmistificando a futilidade da moda. E o resultado disso, pode perfeitamente ser mostrado em um desfile padrão ou em uma galeria.

    Pietro Maria Bardi, é um adorável exemplo disso; para a inauguração “escandalosa” do MASP, em 1947, trouxe modelos de Paris, que desfilaram roupas Christian Dior, e uma criação exclusiva de Salvador Dalí para a mulher de 2050, todo trabalhado com drapeados surrealistas. Bardi afirmou depois, que não tinha sido nada fácil convencer investidores da sua idéia, “mas queria mostrar que a moda entra na arte. A moda é a vida, é uma impressão de arte, a primeira coisa que se vê numa pessoa, e, às vezes, nossa única obra de arte cotidiana”, e que tinha apresentado as roupas Dior como um quadro, uma escultura.

    Para Chanel, criar moda era uma profissão [ou seja, nada de brincadeiras]; mesmo assim, se rendeu ao surrealismo, ainda que timidamente. Para Elza Schiaparelli, [que fez de Dalí seu parceiro na criação da “Moda surrealista”, e idolatrou o trabalho de Magritte], era uma arte. Antes, Gustav Klimt já mostrava suas mulheres vestidas de forma original/“irreconhecível”.
    Mais tarde, Pierre Cardin, Karl Lagerfeld, Vivienne Westwood e muitos outros uniram moda e arte. Por aqui, mentes ágeis como Hélio Oiticica e Leonilson passearam pela moda, e Zuzu Angel passeou pelas artes.

    Arte pode ser moda, e moda pode ser arte, desde que os olhos as vejam, e os corações as sintam como tais. Deixando diferenças e divergências à parte, vale muito a pena seguir o conselho de Elza Schiaparelli: “faça o melhor de si, e acima de tudo, divirta-se”.

    @ecostylemonica

    -> Olha o que alguns artistas/estilistas brasileiros geniais mostraram no SPFW:

    André Lima

    André Lima © Agência Fotosite / Marcelo Soubhia

    Cantão © Agência Fotosite / Olivier ClaisseCantão © Agência Fotosite / Olivier Claisse
    Maria Bonita   © Agência Fotosite / Marcelo Soubhia
    Maria Bonita © Agência Fotosite / Marcelo Soubhia
    Reserva   © Agência Fotosite / Marcelo Soubhia
    Reserva © Agência Fotosite / Marcelo Soubhia
    Ronaldo Fraga © Agência Fotosite / Zé Takahashi
    Ronaldo Fraga © Agência Fotosite / Zé Takahashi
    Samuel Cirnansck © Agência Fotosite / Marcelo Soubhia
    Samuel Cirnansck © Agência Fotosite / Marcelo Soubhia
    Neon © Agência Fotosite / Zé Takahashi

    Neon © Agência Fotosite / Zé Takahashi








    ——————————————————————————————

    www.andrelima.com.br


    ww2.cantao.com.br


    www.
    mariabonita.com.br


    www.use
    reserva.com


    www.ronaldofraga.com.br


    www.samuelcirnansck.com.br


    www.2011/10/6024_neonbrazil.com.br

    Não deixe de ver
    Exposição Brazil: Creating Fashion for Tomorrow acontece em Londres
    ORIBA abre duas novas lojas em São Paulo
    Nova coleção da BOTTLETOP ganha campanha ‘MEMPHIS DREAM’