FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O street style real de Murilo Yamanaka
    O street style real de Murilo Yamanaka
    POR Augusto Mariotti

    Por Giovanna Assef, em colaboração para o FFW

    O fotógrafo Murilo Yamanaka ©Divulgação

    O jovem Murilo Yamanaka encontrou na fotografia sua maneira de expressar beleza e simplicidade. O paulistano de 24 anos reativou seu Tumblr para mostrar seu trabalho com movimento e naturalidade que faz pelas ruas da cidade buscando pessoas com estilos diferentes. Murilo foca seu olhar no street style, mas também aproveita as semanas de moda para fazer imagens de personalidades e modelos e registrar cenas de bastidores. Alguns dos personagens fotografados por ele são realmente especiais e é interessante notar como nos retratos podemos ver um pouco além da fina estampa. “São pessoas que eu abordo na rua e que de alguma forma achei que tinham características fortes e uma identidade visual e estética linda”. Abaixo, conheça mais sobre esse novo fotógrafo:

    Como começou sua história com a fotografia?

    Comecei a fotografar enquanto trabalhava em um hotel. Aos poucos fui pegando gosto pelo negócio e depois de dois meses brincando, tive vontade de me tornar um profissional. Joguei literalmente tudo para o alto, deixei meu emprego e entrei  de cabeça nesse mundo. Além da minha graduação em Fotografia, muito do que aprendi foi sozinho, comprando livros técnicos sobre o tema.

    Qual você considera o DNA de seu trabalho?

    Não sei se elas têm apenas um estilo, até porque não gosto muito de rotular as coisas. Mas tratando-se de características, creio que meu principal foco é transpor naturalidade e algo humano nas imagens. Mesmo quando pergunto se posso fotografar uma determinada cena, tento não dirigir aquele momento, a pessoa tem de ficar totalmente à vontade.

    Como funciona o seu processo na hora de fotografar?

    Não interfiro no momento que produzo as imagens, gosto das coisas acontecendo organicamente. Por exemplo, em fotos de backstage, dificilmente tiro a pessoa da sua vibe. Fico observando alguns minutos sem clicar nada, só para entender o comportamento da pessoa e o que está acontecendo ao seu redor. Só depois desse processo começo a fotografa-la.

    Dois belos personagens abordados por Murilo no centro de São Paulo ©Murilo Yamanaka

    Qual sua estética preferida, como trabalha a partir disso?

    Gosto muito de coisas sem muita enrolação. Clean e minimalista, ou se for com mais informação ou uma superprodução, que seja tudo muito bem equilibrado.

    Quando foi que decidiu fotografar street style?

    Comecei a fotografar street style no início desse ano e a coisa foi dando certo. Mostrava as fotos para amigos que trabalham no meio da moda e recebia ótimos toques de como melhorar as imagens. Nesse momento, reativei meu Tumblr como uma forma de mostrar meu trabalho. Fico a maior parte do tempo na rua e vejo muita gente bonita com combinações simples e lindas. Lembrando que simples não é fácil!

    Moda e street style, em sua opinião, são duas coisas diferentes?

    Faço os dois de certa forma, mas atualmente tenho focado o trabalho muito mais em street style. Creio que apesar de serem duas vertentes, o street style também faz parte da moda. A moda é muito mais que um simples editorial. Na minha opinião, ela está nas ruas.

    Já estagiou com algum fotógrafo, acha o processo de estágio importante?

    Já trabalhei com Edouard Fraipont e com ele aprendi muita coisa. Vivíamos em galerias de arte contemporânea devido às suas reproduções de obras de arte. A experiência foi ótima, ao mesmo tempo em que estava trabalhando, aprendia sobre estética e arte. Outro estágio foi com o Eduardo Barcellos, totalmente diferente do Fraipont. O trabalho desenvolvido com ele era quase sempre externo, aprendi muito sobre como usar luz natural. Além disso, Barcellos sempre foi um cara que me apoiou, mostrava interesse em ver quais fotos eu estava fazendo e me emprestava seu estúdio para experimentos, realmente um grande professor.

    Quais são seus equipamentos de trabalho?

    Eu uso só uma câmera e na maior parte do tempo uma lente, a 24-70 mm f/2.8 L USM, da Canon. Mas em todas as fotos de rua só uso luz natural, nada de flash, rebatedor nem nada do tipo, até porque sempre estou sozinho.

    O que acha mais importante, o olhar ou a técnica?

    Com toda certeza o olhar. A técnica de fotografar com a câmera digital facilitou muito o aprendizado de gente da minha geração, que nunca fotografou com filme (a maioria, ao menos). O olhar de certa forma leva mais tempo para ser desenvolvido. Quando você tira uma foto, acho que parte do que você vive ou viveu está presente na imagem. Se você olhar as fotos de Terry Richardson, por exemplo, vai observar que suas imagens condizem com seu estilo de vida.

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE