FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Arquitetura do ar
    Arquitetura do ar
    POR Redação

    Por Marina Acayaba

    marina 1

    Junya Ishigami é o grande nome entre os jovens arquitetos japoneses. Com apenas 36 anos ele já representou o Japão na Bienal de Veneza de 2008 e, em 2010, ganhou o Leão de Ouro de melhor projeto, com a instalação “Architecture as Air”.

    Ishigami é pupilo de Kazuo Sejima e Ryue Nishizawa do escritório SANAA, autores do badalado New Museum, de Nova York e vencedores do prêmio Pritzker, em xxxx. Como seus mestres, ele tem um trabalho super forte e revolucionário e sua questão é como transformar os limites da materialidade, da visão e da realidade.

    Em cada um de seus projetos ele inventa um mundo dos sonhos, um lugar onde a gravidade parece não existir e os objetos flutuam. Com elementos levíssimos ele esculpe o ar e mostra como são tênues os limites entre o material e o imaterial.

    Um dos primeiros trabalhos foi uma instalação para o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, o MOT, onde colocou na sala principal um enorme balão prateado criando, com este elemento instável, um espaço fantástico e inusitado.

    marina 2

    Na Bienal de Veneza de 2008 sua instalação eram três estufas de vidro que foram precisamente calculadas para que a estrutura levíssima pudesse criar uma barreira quase invisível entre externo e interno.

    marina 3a

    marina 3b

    Ishigami San também assinou o projeto da loja de Yohji Yamamoto numa esquina do Meatpacking District em Nova York. O edifício em forma de triângulo é uma citação do famoso Flatiron Building da esquina da Fifth Avenue com a Broadway. Mas Ishigami vai além, e num traço irônico, ele desenha o edifício pontiagudo, mas marca no chão o desenho da esquina quadrada criando mais uma vez uma relação do espaço com a existência.

    marina 4

    marina 4a

    Para quem quiser ter em casa um pouco deste mundo dos sonhos, a marca italiana Living Divani está produzindo uma coleção de móveis assinada por ele. Os móveis contam a história de uma família num piquenique: tem a “poltrona pai”, a “cadeira filho” e a mesa de centro que imita uma toalha no jardim. Cada móvel está “vestido” com um look diferente, tudo ultrabranco como manda a arquitetura japonesa.

    marina 6a

    marina 6b

    Marina Acayaba, 30, é arquiteta e sócia do escritório AR.q, que ela divide com o marido, também arquiteto, Pablo Rosemberg. Uma vez ao mês publica uma coluna neste canal, em que aborda assuntos inspiracionais relacionados a arquitetura e design.

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    FFW