FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Na coluna de Marina Acayaba, as obras do novo vencedor do Pritzker
    Na coluna de Marina Acayaba, as obras do novo vencedor do Pritzker
    POR Redação

    foto 1O arquiteto português Eduardo Souto de Moura

    Foi anunciado nessa semana que Eduardo Souto de Moura ganhou o Prêmio Pritzker de 2011 .  O Pritzker é o prêmio mais importante da arquitetura mundial, o “oscar da arquitetura”.

    Entre os vencedores estão arquitetos como Tadao Ando,  Zahad Hadid, Frank Gehry, Norman Foster, Rem Koolhaas e os nossos Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

    É a segunda vez que um arquiteto português vence o prêmio – o primeiro foi Alvaro Siza, em 1992, com quem Souto de Moura trabalhou durante cinco anos e de quem é vizinho e amigo na vida real. Eles trabalham no mesmo prédio, desenhado por Siza, e moram, um em cima do outro, no mesmo prédio, projetado por Souto Moura.

    A ata do júri do Pritzker diz: “Durante as últimas três décadas, Eduardo Souto Moura produziu um corpo de trabalho que é do nosso tempo, mas que também tem ecos da arquitetura tradicional. Os seus edifícios apresentam uma capacidade única de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a sutileza, a ousadia e a simplicidade – ao mesmo tempo”. Siza, brincando, disse: “é bom ter um Pritzker como vizinho”.

    O arquiteto é um dos grandes representantes da Escola de Arquitetura do Porto, que buscou seu caminho na arquitetura tradicional portuguesa. Na época em que o mundo só falava do Pós-Modernismo, os portugueses optaram por se conectar à arquitetura moderna no seu sentido mais puro, e acrescentaram a isso a essência de sua arquitetura tradicional, criando um traço sólido, que se mistura na paisagem e no terreno e que parece emergir da terra.

    Um dos primeiros projetos dele que foi publicado, foi uma casa em Moledo desenhada apenas com uma cobertura que paira sobre dois muros incrustados na montanha. Um verdadeiro abrigo dentro das pedras e da paisagem.

    foto 2Casa em Moledo

    foto 3Casa em Moledo

    Muito conhecido também é o estádio de futebol da cidade de Braga, com as arquibancadas abertas para uma grande colina rochosa.

    foto 4Estádio de futebol

    foto 5Estádio de futebol

    Foi Souto e Moura também quem projetou a casa do cineasta português Manoel de Oliveira, na Cidade do Porto.

    foto 6Casa de Manoel de Oliveira

    Este prêmio deixa todos nós, arquitetos brasileiros, muito contentes. Mais uma vez uma arquitetura que prima pela racionalidade e pela simplicidade venceu, mostrando como se pode produzir boa arquitetura sem fazer muito barulho.

    Marina Acayaba, 30, é arquiteta e sócia do escritório AR.q, que ela divide com o marido, também arquiteto, Pablo Rosemberg. Uma vez ao mês publica uma coluna neste canal, em que aborda assuntos inspiracionais relacionados a arquitetura e design.

    Não deixe de ver
    Mário Queiroz apresenta curso de Comunicação e Moda na escola de verão da PUC SP
    Carlos Penna inicia o novo ano com Escarcéu
    Feira da Jabuticaba celebra vigésima edição em São Paulo
    Peach Fuzz: Pantone revela a cor do ano de 2024
    Flávia Madeira inaugura loja no Shopping Iguatemi
    Troye Sivan lança marca de beleza e lifestyle
    Gift Guide de Natal: presentes para dar e receber
    BOTTEGA VENETA LANÇA CADEIRA E LIVRO COM GAETANO PESCE EM MIAMI
    Design de joias japonês é tema de nova exposição da Japan House
    Stylist Renata Correa e Micasa se unem para linha de móveis