Por Camila Salek, em colaboração para o FFW
Homem observa vitrine, com sua mão já carregada de sacolas ©Reprodução
Teremos um Dia dos Pais diferente neste ano. Os “papais”, pouco priorizados no plano de investimentos das marcas unissex, começam a ganhar espaços e eventos especiais em lojas para provocar a interação com os produtos.
Pesquisas e estudos realizados nos últimos anos apontavam para uma mudança do comportamento masculino de compra. Hoje, o que vejo é um varejo ávido por atender esta nova demanda. Formatos diferenciados de apresentação e atendimento surgem em várias partes do mundo. Em recente viagem de pesquisa por Tóquio, tive a oportunidade de visitar muitas lojas exclusivamente masculinas com conceitos muito bem definidos de exposição, além de excelente mix de produtos. Uma delas, a Dobbies, chamou a minha atenção pelo ambiente muito bem cenografado e pelo salão masculino instalado no mezanino da loja. Os homens são excelentes consumidores de moda e cosméticos no Japão e a Dobbies transportou este comportamento para um ambiente masculino de loja, criando uma atmosfera muito agradável para o momento de compra.
Decor e mobiliário garimpado do universo masculino da Doobies, em Tóquio ©Camila Salek
Detalhe do mezanino com salão masculino ©Camila Salek
O comportamento masculino de compra prioriza produtos práticos e de alta qualidade, com informações simples sobre forma de utilização. Traduzindo de maneira simples: número mínimo de produtos com número máximo de benefícios. O segmento de cosméticos já entendeu este recado e está focado em oferecer muito mais que perfume, desodorante e pós-barba. Segundo a Euromonitor, em 2015 o Brasil passará os Estados Unidos e será líder mundial em vendas no segmento de cosméticos masculinos.
Aqui no Brasil, lojas de cosméticos, como a The Beauty Box, têm áreas dedicadas aos homens que são um sucesso.
Corner masculino da The Beauty Box ©Camila Salek
Projeto de vitrine para o Dia dos Pais da The Beauty Box ©Camila Salek
Lá, ações especiais para o Dia dos Pais terão destaque três semanas antes da data comemorativa. As vitrines brincam com a possibilidade do homem descobrir novas “ferramentas” através dos produtos cosméticos. Espaços internos destacam a curadoria e o uso de produtos de maneira prática e simples, ideal para o público masculino.
No varejo online, o destaque vai para o brasileiro Men’s Market, site especializado em produtos masculinos que faz um ótimo trabalho de curadoria para o segmento. Com entrega em todo Brasil, o site apresenta marcas, como a Dr. Jones, pouco conhecidas dos brasileiros.
Para os homens a noticia é muito boa: variedade, qualidade e curadoria é aposta forte das marcas.
Para os investidores a mensagem é direta: corram, pois o crescimento do segmento masculino no Brasil é uma das grandes apostas para os próximos anos.
Camila Salek, 35, é sócia da Vimer Experience Merchandising, especialista em ações para marcas e empresas atingirem resultados no varejo. Entre seus clientes, estão a loja brasileira da Marc Jacobs, e ainda Iguatemi, Swarovski, Electrolux, Scala, e Eudora, entre outros.