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    A nova alfaiataria
    A nova alfaiataria
    POR Augusto Mariotti

    Por Rémi Kuzniewski, em colaboração para o FFW

    Assim como acontece com o prêt-à-porter feminino, a semana de moda de Paris também mostra força na temporada masculina. E no balanço geral, o que mais marcou os lançamentos são looks casuais, com um toque feminino bem perceptível. Veja abaixo as principais novidades para os homens para o Verão 2014 (e confira aqui o link para os desfiles).

    SHORTS E BERMUDAS

    Looks da Carven, Dior, Gustavo Lins e Lanvin na semana de moda masculina de Paris Verão 2014 ©Imaxtree

    Já no primeiro dia, sobretudo na apresentação bem recebida de Guillaume Henry para a Carven, foi anunciado o retorno dos shorts e bermudas ao vestuário masculino. Mostrar as pernas não será somente durante as férias ou para ir à praia. Os shorts podem acompanhar um blazer, como nos desfiles da Carven ou da Dior, e servem em um look casual, como vimos na coleção da Kenzo, desenhada pela dupla Carol Lim e do Humberto Leon.

    O brasileiro Gustavo Lins e Lucas Ossendrijver, estilista da Lanvin, removeram o máximo de tecido para oferecer mini shortzinhos para homens bem confiantes. Difícil de imaginar fora de casa.

    FLORES

    Looks de Phillip Lim e Dries Van Noten na semana de moda masculina de Paris Verão 2014 ©Imaxtree

    A segunda coleção de Julien David foi um sucesso, especialmente entre o público japonês, altamente representado. A proposta tem um forte sabor de férias no Caribe. Com música do KLJ, o desfile foi um tributo à cultura reggae, com uma linha tropical com palmeiras, mas fiel ao seu espírito street wear.  O estilista colocou nos modelos sneakers de lona e camisetas inscrições como “Madness”, “Peace” ou “War”.

    Phillip Lim também trouxe esse toque tropical. O estilista de LA imaginou a sua coleção como uma prancha de surfe. Hospedado no Docks en Seine, o novo point da moda parisiense (com o museu Galiera e o Institut Français de la Mode), às margens do rio Sena, Phillip imaginou um clima de Califórnia dos anos 70. No neoprene emprestado do surfe, sandálias “meduse”, sempre muito coloridas, t-shirts estampadas em fundo branco, calças e até mesmo nas jaquetas de couro, os meninos abusam das flores.

    O homem Dries Van Noten passou por uma transformação e recebeu uma interferência de suas coleções femininas, com flores rococó inspiradas por desenhos do século 18, e referências do estilo gótico à inspiração Hawaii, enriquecidas com bordados, grandes e amarelos, sobre um fundo marinho.

    Alexandre Mattiussi, o criador da AMI (loja bem localizada perto da Merci, em Paris), demonstrou ainda mais a sua criatividade em sua inspirada apresentação “sobre meninos nas lavouras de cafés”. Suas estampas florais tipo Havaí e suas misturas incongruentes foram bem sucedidas (jaqueta quadriculada e jeans).

    ESTAMPAS

    Looks da Givenchy e Kenzo na semana de moda masculina de Paris Verão 2014 ©Imaxtree

    Na Givenchy, de novo, as estampas vieram super fortes (demais?) com desenhos de computadores/sistema de som e rostos étnicos. Mas o exército de guerreiros masais de Riccardo Risci impressionou e deixou sua marca na semana como uma nova maneira de fazer estamparia.

    O dinamarquês Henrik Vibskov se destacou com uma coleção de roupas de influência africana que pareceram artesanais.

    A Kenzo jogou mais uma vez com as estampas tradicionais da marca japonesa, que se tornam definitivamente peças chave das coleções assinadas por Humberto Leon e Carol Lim. A coleção foi concebida para evocar uma atitude fácil, relaxada, fresca, pontuada por teclas de gráficos. Inteiramente feitas à mão, elas incorporam desenhos das marés, aquáticos, com as ondas e palavras rabiscadas, misturados a color blocs em pretos, brancos e azuis. O tigre é mote; viva a “nova onda” que nos leva para as ondas do Oceano Pacífico, referência inspirada por gravuras japonesas do século 18, e em particular pela famosa xilogravura “Grande Onda no Largo de Kanagawa”, já usada por Kenzo Takada.

    CORES

    Looks de Issey Miyake e Hermès na semana de moda masculina de Paris Verão 2014 ©Imaxtree

    As cores apareceram de maneiras diversas na estação. Hermès mostrou um lindo verde esmeralda; na Carven, foi a vez do laranja e do mostarda; na Issey Miyake, a dupla vermelho e azul apareceu com força. Na coleção tributo ao rock de Hedi Slimane para a Saint Laurent, o mostarda e o vermelho também estavam presentes, essa última em uma das peças mais comentadas, a calça de couro.

    Paul Smith, grande aficionado pelas cores, prestou homenagem ao “hedonismo dos anos 1970”. Enquanto a cintura e os ombros são estreitos, lapelas, colarinho e calças ficam mais largos. Como desenho recorrente, Smith escolheu o “cogumelo mágico”, presente em um pull-over ou sobre lenços de seda na cor champagne. Se os primeiros modelos chegam com roupas rosa pálido, muito rapidamente um amarelo “pintinho” aparece em uma jaqueta e blusa. Paul Smith se destaca como de costume por uma cartela de cores vivas, fluo mesmo, como o trench rosa fluorescente usado com bermuda, uma das peças principais do desfile.

    Dior Homme e Lanvin mostraram tons escuros.

    NOVOS CÓDIGOS

    Looks de Raf Simons e Rick Owens na semana de moda masculina de Paris Verão 2014 ©Imaxtree

    O talentoso Raf Simons escolheu a periferia de Paris para o desfile da sua marca própria. O Le Bourget, um lugar mais acostumado com as apresentações de aviões do que de roupas, foi o palco para a apresentação. O estilista, amante da arte, invadiu a Galerie Gagosian para mostrar uma coleção que sugere um novo vestuário para o masculino: camisetas-vestidos, vestido/pólo, túnicas longas estampadas e bordadas com motivos pop art são as propostas originais desse designer, que certamente não deixaram indiferente o estilista Rick Owens, que assistiu ao desfile de perto.

    O americano Owens, famoso por suas roupas góticas, todas pretas, também apresentou modelos de combi-shorts sob a música do grupo de metal-rock Winny Puhh. No ritmo das guitarras elétricas, os modelos entraram vestidos de couro e com destaques para painéis transparentes. Os zíperes e franjas acentuam o corte reto e longo preferido do estilista.

    Mas foi o curto que marcou a opinião geral…

    Tanto para as camisas tanto para as calças, o comprimento curto foi um dos destaques mais visíveis nessa temporada: na Carven, que fez uma coleção que “Picasso vestiria hoje se estivesse vivo”, apareceram calças “fogo de chão” ou 7/8, que param no tornozelo, e blazers mais curtos. O estilista da marca, Guillaume Henry, sai como o vencedor dessa semana, criando um novo estilo na moda masculina: parisiense, romântico e delicadamente colorido. “O homem Carven é fresco e espontâneo”, ele disse.

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