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    Alexandre Herchcovitch mostra como reaproveita materiais de uma coleção para outra
    Alexandre Herchcovitch mostra como reaproveita materiais de uma coleção para outra
    POR Augusto Mariotti

    Por Alexandre Herchcovitch, especial para o FFW

    Uma das etapas mais importantes na composição de uma coleção é, sem dúvida, a escolha de matérias primas. Assim que o tema e as cores são definidos, chega a vez dos tecidos, que ajudam muito a contar a história de uma coleção.

    Começo sempre revendo as pastas de estoque de tecidos que temos separados por tipo e quantidade, sendo uma ou duas pastas com lãs, outras com sedas (estampadas e lisas), algodões, malhas e assim por diante.

    Sempre tive por hábito reutilizar tecidos. Em uma marca, os materiais que sobram nunca são jogados fora. Se não há um novo uso para eles, nós os vendemos. Porém só vendemos tecidos lisos. Não podemos vender estampas exclusivas em respeito à própria marca e também a aqueles que compraram com exclusividade.

    Então, antes mesmo de comprar um novo tecido, verifico se tenho algo semelhante em estoque prestando atenção na quantidade, pois as peças serão repetidas várias vezes dependendo das vendas. Estes tecidos também são usados na confecção de peças piloto, coleções comerciais e até mesmo em encomendas especiais.

    Mas também sabemos que a novidade é um dado importante nas coleções, então não podemos compor esta escolha apenas com tecidos estocados. Após a seleção dos tecidos nas pastas, começamos a ver o que os fornecedores têm de novidade.

    O que não encontro no Brasil eu importo. Conto com um parceiro que representa basicamente empresas que fabricam tecidos não encontrados aqui no país, a Lulitex, que entre tecidos básicos para uso em larga escala tem também artigos exclusivos e especialíssimos que utilizamos nos desfiles.

    Quando finalmente os materiais estão definidos, começamos a desenhar. Aqui, mostro com exclusividade para o FFW alguns exemplos de tecidos de estoque que reaproveitamos e de que maneira. Consigo imaginar o que fazer com muita rapidez quando o tema de uma coleção já está claro para mim. Se é um tecido muito básico, não preciso fazer modificações radicais. Agora, se ele é muito marcante, penso imediatamente em tingi-lo ou estampá-lo. Veja abaixo alguns exemplos bem claros:

    alexandre-herchcovitch-1

    ©Divulgação

    Exemplo 1: Lã pesada usada no desfile Inverno 2013 e, após um ano, reaproveitada para o Inverno 2014.

     

    alexandre-herchcovitch-2

    ©Divulgação

    Exemplo 02: Lã pesada no desfile Inverno 2013, um ano depois no Inverno 2014 e logo em seguida no Verão 2015, desta vez com superfície modificada pela colagem de aproximadamente 10.000 cristais da mesma cor.

     

    alexandre-herchcovitch-3

    ©Divulgação

    Exemplo 03: Canvas xadrez 100% seda no desfile de Verão 2013 foi estampado e usado novamente no desfile de Verão 2015.

     

    alexandre-herchcovitch-4

    ©Divulgação

    Exemplo 04: Canvas vichy 100% seda no desfile de Verão 2013 foi estampado e usado no viés no desfile de Verão 2015.

     

    alexandre-herchcovitch-5

    ©Divulgação

    Exemplo 05: Canvas vichy 100% seda usado no desfile de Verão 2003 foi estampado e usado no viés para reaproveitamento no desfile de Verão 2015.

     

    alexandre-herchcovitch-6

    ©Divulgação

    Exemplo 06: Algodão jacquard no desfile de Inverno 2007 estampado, bordado e usado no desfile de Inverno 2010.

     

    alexandre-herchcovitch-7

    ©Divulgação

    Exemplo 07: Aqui o exemplo mais antigo e com maior espaço entre eles, 14 anos. Jersey atoalhado usado no desfile masculino de Inverno 2002 em nova utilização no desfile feminino de Verão 2016.

     

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    ©Divulgação

    Exemplo 08: Chiffon de seda pura amarelo no desfile de Verão 2007 usado para fazer forro e babados deste short no desfile de Verão 2016.

     

    Alexandre-Herchcovitch-9

    ©Divulgação

    Exemplo 09: Sarja em linho com algodão no desfile masculino de Inverno 2014 vira vestido no desfile de Verão 2016.

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