FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Casa de Criadores: operando na zona de desconforto
    Casa de Criadores: operando na zona de desconforto
    POR Redação

    via @luigi_torre e @randreh

    forca de vontadeColagem ©Romeuuu/FFW

    A 28ª edição da casa de Criadores terminou na última quarta-feira (01/12) deixando algumas impressões marcantes para a equipe FFW.

    É verdade que não foi uma das temporadas mais fortes em termos de conteúdo. Coleções fracas _sem muita emoção e, principalmente, pouco criativas_ desapontaram aqueles que esperavam uma estação tão boa quanto a anterior. Ainda assim, há alguns pontos no evento que merecem destaque.

    O Projeto Lab, por exemplo, continua se mostrando como um dos alicerces da CdC e foi responsável por algumas das melhores coleções apresentadas ao longo dos 4 dias _entre Fashion Mob e desfiles.

    Nesta edição, o grande destaque foi a Jacinto, marca dos estilistas Douglas Pranto e Glaucio Paiva. Toda trabalhada em cima das noções de androginia, a coleção para o inverno 2011 mostrou um incrível trabalho de desconstrução de alfaiataria. Excelente escolha de tecidos, modelagem e proporção acertadíssimas, acabamento idem, e uma maturidade impressionante para uma grife iniciante. União perfeita entre o lado conceitual e o comercial da moda.

    O Fashion Mob é outro case de sucesso. A energia que emana daquela aglomeração jovem e criativa é algo que merece uma atenção ainda maior. Na verdade, a Casa de Criadores como um todo possui um tremendo potencial de mobilizar verdadeiras micromassas de juventude.

    Em tempos em que se fala tanto de democracia na moda, a Casa de Criadores é um dos eventos que leva esse conceito às últimas consequências. Seja nas ruas do Centro de São Paulo em plena tarde de domingo, ou nas pequenas multidões que se reúnem no centro de convenções do Shopping Frei Caneca durante os noites de desfiles.

    O convite físico ainda se faz necessário para entrar na sala, mas ainda assim os interessados não precisam se esforçar muito para poder fazer parte de tudo aquilo que acontece. Mesmo que na posição de meros espectadores.

    Ah, com um adendo: sem precisar gastar alguns milhares de reais para tanto. André Hidalgo e sua equipe constroem um evento totalmente na “zona do desconforto”. É aquela coisa de acreditar tanto num sonho ou ideal que o dinheiro não possa ser um fator impeditivo. O apoio da imprensa especializada _mais o crescente número de blogs_ é um dos poucos casos atuais em que se pode falar verdadeiramente de “mídia espontânea”. E tudo isso sem que os “privilegiados” do mundo da moda tenham que abrir mão de seus privilégios. Democracia total.

    Como um dos principais expoentes do evento, a Der Mertopol, de Mario Francisco, levou o posto de melhor coleção com seu inverno 2011 mostrando um streetwear mais afiado do que nunca. Dos moletons de proporções boxy/quadradas em maxi tressê do começo do desfile, até sua excelente alfaiataria sempre em serviço do street, tudo segue a mais pura coerência. Com um produto autoral, de qualidade e com muita criatividade, não é de se espantar que Mario já desponte como um dos principais estilistas da moda masculina nacional.

    Teve também a estreia de Ale Brito, estilista que depois de 4 anos trabalhando com a grife Gêmeas, fez seu debut solo na CdC. Inspirado no punk _principalmente em sua musa, a cantora Siouxsie Sioux_ ganhou destaque pelo seu masculino poderoso _com uma leve pitada de androginia e muita atitude rock ‘n roll. E Danilo Costa, sempre lúdico e divertido, cresceu e apareceu _principalmente com seu masculino felpudo.

    André Hidalgo e sua Casa de Criadores seguem rotulados como underground, mas orquestram uma revolução juvenil como aquela que tomou as ruas de Paris em 1968, ou que pintou as caras dos jovens brasileiros nos anos 90, só que na moda. E  com isso eles começam não apenas a ser notados, como também servem de exemplo ao mainstream. Porque o novo sempre vem.

    + Veja todos desfiles e resenhas da 28ª da Casa de Criadores

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!