FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cidadão Kane
    Cidadão Kane
    POR Camila Yahn

    O estilista escocês Christopher Kane ©Reprodução

    Ok, ok, sei que estou atrasada para escrever esse texto, já que na nossa vida real virtual, um desfile que aconteceu há apenas quatro dias já é assunto velho. O que acontece é que um motivo maior (meu casamento, no caso) caiu bem no meio da temporada de Londres e só agora estou correndo atrás dos looks perdidos. Foi quando me deparei com o desfile do escocês Christopher Kane, mostrado em Londres dia 17.09. E é justamente desse desfile – e desse menino – que eu quero falar. Veja a coleção completa aqui

    Kane é um gênio. Sabe qual a inspiração dele para essa estação, de Primavera-Verão? Flores. Que original, você pode pensar. Flores: a principal inspiração para a primavera. Diga-se de passagem, é um tema recorrente, trabalhado à exaustão. Por sorte há muitos estilistas inteligentes e sensíveis que passam longe do óbvio e encontram – ainda – nas flores inovação, modernidade, elegância e simplicidade.

    Vestidos leves brancos com organza clarinha na coleção de Christopher Kane ©Imaxtree

    “Os florais já foram trabalhados à exaustão e eu não queria fazer nada parecido com o trabalho de ninguém”, ele disse após seu desfile. Então Christopher voltou para sua escola na Escócia, onde reencontrou seu professor de artes e reviu livros sobre botânica, daqueles que a gente vê quando estuda fotossíntese. E aí moram muitos símbolos de comparação entre a flor e a mulher. A beleza, a estranheza, o desabrochar, renascimento e morte, esplendor e queda, o encanto e o mistério.

    Os primeiros looks, mais escuros, mostram pétalas de couro sozinhas recortadas em vestidos de seda, acompanhando o corpo e as formas, revelando a pele. Quase vemos o seio, quase vemos a barriga, a coxa, o ombro… Então tudo começa a ficar mais fluido, mais claro e leve, um botão desabrochando. E aí aparecem alguns dos melhores momentos, como o suéter verde menta com a palavra Flower no peito e os vestidos leves brancos emendados com organza verde clarinha. Mas nada prepara para o verdadeiro esplendor dessas flores/mulheres: um deslumbre visual e técnico em quatro looks metalizados com fios de metal desgastados nas mangas e barras. Execução impecável.

    Trabalho surpreendente e Alana Zimmermann (a última da esq. para a dir.) linda em um dos looks mais fortes da coleção ©ImaxTree

    Kane fala de flores e mulheres de uma forma estranhamente, mas absolutamente, feminina. Em uma mesma coleção consegue ser sério e pop, minimalista e extravagante, sexy e sóbrio, clássico e moderno, usável e experimental. O desfile gigante para um estilista do seu tamanho (53 looks) revela que sua parceria com a Kering (que neste ano comprou 51% de sua marca) só trouxe mais foco ao seu trabalho. O estilista não abandonou suas raízes e continua no controle de todo o processo criativo e de produção. “Sou mão na massa. Faço tudo na minha marca. E quando eu não posso fazer, ninguém mais pode”.

    Notícias recentes revelam que, em breve, Kane abrirá sua primeira loja flagship, em Mayfair, em Londres. Motivos para sorrir não faltam. E ele merece.

    *Christopher Kane nasceu na Escócia em 1982, estudou na Central Saint Martins e fez estágio com Giles Deacon antes de abrir sua marca em 2006 com sua irmã Tammy, que cuida da parte administrativa. Seu primeiro desfile, com vestidos neon super curtos e justos, foi o começo bem sucedido de sua história de sucesso. A crítica especializada elogiava tanto que, em sua terceira coleção, dias antes do desfile, 23 peças e um computador foram roubados de seu ateliê. Kane já ganhou diversos prêmios de moda e design, fez coleções para a Topshop e parcerias com profissionais como Manolo Blahnik. Ele também passou uma temporada como diretor criativo da Versus. Hoje é considerado um dos maiores talentos de sua geração.

    No início do desfile, pétalas de couro metalizadas e recortadas em clima de revela/esconde ©ImaxTree

    Momento mais pop na coleção de Christopher Kane ©ImaxTree

    +Reveja os melhores desfiles da temporada de Londres Verão 2014

    + Acompanhe as coleções da semana de moda de Milão Verão 2014

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW