google translate
SPFW
FFWMAG
Fashion Tour
Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

Selecione
Ordenar por

SPFW  FFWMAG  Fashion Tour  Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

HomeDesfilesNotíciasModaBelezaTrendsLifestyleBlogVídeosTudo
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
TrendsFFW Ama
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
SPFWFFWMAGFashion TourProjeto Estufa
 
28.09.2018 / Moda / por Camila Yahn

Crítica de moda: marcas ainda barram jornalistas de seus desfiles

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Essa semana, uma editora de moda foi banida do desfile da Chanel, que acontece dia 2 e outubro e fecha a temporada de Verão 2019. Jornalista veterana que fez carreira no Wall Street Journal e agora trabalha com freelancer, Christina Binkley tuitou: “Fui banida do desfile da Chanel nesta temporada. A PR ainda está chateada por eu ter mencionado a família Wertheimer (dona da Chanel) em uma matéria para o WSJ em 2015”.  A marca respondeu apenas que seu desfile no Grand Palais está totalmente lotado e que não teria como recebê-la. Para quem não conhece, o Grand Palais é onde a Chanel desfila todas as temporadas e é uma das maiores locações do circuito de moda, com capacidade para sentar milhares de pessoas. Binkley também foi banida por anos da Balenciaga, na época de Nicolas Ghesquière por usar a palavra “feio” para descrever um  suéter da coleção.

Parece um tanto absurdo, ridículo até, coisa de criança mimada, uma jornalista ser barrada apenas porque ousou mencionar o nome de uma das famílias mais ricas – e discretas – da França. Porém, é uma prática comum na moda e que expõe seu lado ditador na íntegra. A moda fala tanto em liberdade de expressão e democracia; vemos estilistas se posicionando contra governos abusivos e controladores. Mas na hora do desfile, é exatamente esse controle ameaçador que vem à tona por parte de algumas marcas.

 

I’m banned from Chanel this season in Paris. The PR are still upset I mentioned the Wertheimer family in this 2015 story for the @wsj : https://t.co/dkI8uUtkBQ (precisely, their show in the Grand Palais is “fully at capacity”. ) Gotta love fashion!

— Christina Binkley (@BinkleyOnStyle) September 14, 2018

Tem dois casos bem famosos que valem à pena lembrar, pois aconteceram com duas das principais críticas de moda em atuação, Cathy Horyn e Robin Givhan, na época para o NYT e para a Newsweek, respectivamente. Em um artigo em 2004 (sim, 2004) Horyn diz que “sem o modelo de alfaiataria e street casting de Raf Simons, não existiria Hedi Slimane”. Por essa, ela não foi convidada para a estreia de Slimane na Saint Laurent, em 2012. A história quase saiu de controle com insultos entre Cathy e Hedi via Twitter, ele chamando-a de “valentona da escola” e falando que ela nunca teria um lugar no desfile da Saint Laurent, mas que certamente teria 2 por 1 na Dior (onde Raf Simons era diretor criativo).

O New York Times é um dos poucos veículos que ainda publicam críticas sem medo da reação de marcas ou de ameaças envolvendo a retirada de anúncios. E Horyn, hoje na The Cut, é também uma das últimas leoas do jornalismo crítico de moda. Ela não escreve para agradar, este não é o seu trabalho. E por isso, também já foi banida de desfiles de Dolce & Gabbana, Oscar de la Renta, Giorgio Armani…

A outra história também é de 2012, quando Robin Givhan, vencedora do prêmio Pulitzer, recebeu um “downgrade” para o desfile da Chanel. Acostumada a sentar sempre na primeira fila, ela recebeu um convite para ver o desfile lá de trás após uma matéria longa (maravilhosa, sempre mostro aos meus alunos) em que destrói alguns mitos sobre Karl Lagerfeld com um texto equilibrado e baseado em muitas pesquisas e entrevistas.

Em 2016 a Dolce & Gabbana (a que mais barra jornalistas por suas opiniões, incluindo editores da Vogue Runway, WWD, W Magazine) desconvidou Vanessa Friedman, crítica do New York Times. Ela não foi, mas viu pela internet e fez sua crítica mesmo assim. E detalhe: Vanessa não foi convidada porque o jornal estava em uma lista negra da marca por conta de um review negativo escrito por outro jornalista há 10 anos…

O fato de um jornalista sério ser impedido de fazer seu trabalho expõe uma questão importante que a moda ainda precisa resolver.

Muitos estilistas querem ter seu trabalho nivelado a arte ou a algo visionário e de muito valor, mas se esquecem que qualquer obra prima está submetida à crítica, seja um quadro, um livro, um filme ou uma música.  “Se a moda for simplesmente mais uma mercadoria, um produto, com leite, papel higiênico e água sanitária para gatos, então essa crítica não é necessária”, escreve o filósofo Lars Svendsen no livro Moda, uma filosofia. “Mas ela pretende ser muito mais”.

E o xis da questão é que a moda, apesar da evolução, ainda é exclusivista. Para entrar, você precisa ser convidado. Claro que, em um desfile, há uma questão de tempo-espaço, ou seja, não é como um museu que você entra a qualquer hora do dia e o trabalho está lá para seu deleite. O convite é mais para você poder entrar no clube. E para entrar, você deve achar tudo lindo. Mas quando tudo é incrível, o que falar ou como falar de algo que é realmente bonito? Como então você diferencia o lindo do lindo?

A justificativa da DG por banir jornalistas é a de que eles escrevem textos  “injustamente duros”.  Mas como bem pontuou hoje o site The Fashion Law, que primeiro reportou sobre o caso Binkley, “a definição de ‘avaliações injustas’ parece entediante na melhor das hipóteses. Em muitos casos e mais precisamente, parte de uma prática maior de marcas tentando ditar a narrativa que cerca suas coleções, punindo aquelas que realmente se esforçam para fazer críticas (diferente de elogios ou sentimentos neutros e não conflituosos)”.

Muitos, por medo, aprendem a lição e passam a escrever somente reviews positivos com medo de perder o acesso ou de prejudicar suas carreiras. Trocar elogios por acesso é uma espécie de censura?

Tweetar

Relacionados

Ver todos
looks do inverno 21 da Y/Project e a mule, resultado da collab com a Melissa. Foto: cortesia Y/Project
Moda

Melissa revela colaboração com a Y/Project durante desfile em Paris

arrasta pro lado para ver
Moda

Dossiê FFW: as tendências do verão 2021 internacional

Rick Owens, Maison Margiela, Balenciaga e Olivier Theyskens / Reprodução
Moda

Verão 2021: entre o conto de fadas e o apocalipse, marcas driblam as limitações do presente em suas coleções

Cathy Horyn fotografada para o Ssense / Reprodução
Moda

Cathy Horyn, a mais destemida das críticas de moda


Veja Também

img_2066
Moda

Trend Alert: Athflow, a tendência de moda que será ainda maior em 2021

Desfiles, Moda

Schiaparelli - Alta Costura verão 21

Desfiles, Moda

Iris Van Herpen - Alta Costura verão 21

captura-de-tela-2021-01-22-as-13-23-15
Moda

Y/Project: como a marca se mantém entre as mais relevantes da moda hoje

Pearl Charles - Only For Tonight
Música

Supernova: os 8 lançamentos musicais favoritos da semana (17 - 23.01)

foto: dainis graveris
Beleza

Explante de silicone: por que mulheres estão tirando a prótese sem substituí-las

peter doig em seu estúdio. foto: cortesia dior
Moda

Assista ao desfile masculino da Dior Inverno 21 ao vivo aqui

lvmenfw21
Moda

Assista ao desfile masculino da Louis Vuitton por Virgil Abloh ao vivo

fotos: Cortesia Burberry/ Kenny Germé
Moda

Burberry revela pré-coleção de inverno 2021. Veja todos os looks

5296f287-8d67-480d-8fef-520888c5bc7b
Moda

FFW entrevista: Lucas Nascimento e sua nova marca An-Na London pensada para os novos tempos

lana del rey está de volta com Chemtrails Over the Country Club
Música

Supernova > a primeira coluna com as novidades musicais de 2021

prada
Moda

Inverno 21: Acompanhe ao vivo o desfile masculino da Prada neste domingo


Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
© 2021 IMM Moda. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×