FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Teoria da conspiração fashion… Ou quase.
    Teoria da conspiração fashion… Ou quase.
    POR Redação

    Via @luigi_torre

    2011/10/4982_CDG2

    Pode parecer teoria da conspiração, mas não podemos simplesmente ignorar os fatos.

    Quando Yves Saint Laurent se aposentou lá no fim dos anos 1990, uma das razões foi seu desapontamento com o dinheiro falando mais alto que a criação. Era a época em que os conglomerados de luxo estavam ganhando força e o lado comercial começou a prevalecer o artístico. Tem até uma parte no documentário “Louco de Amor de Yves Saint Laurent” (“L’Amour Fou”) em que Pierre Bergé (companheiro do grande estilista) comenta isso.

    Fast forward para o século 21, mais ou menos lá por 2009 e Suzy Menkes, editora e critica de moda do jornal International Herald Tribune, escreve uma matéria questionando se os jovens estilista realmente têm espaço e oportunidades para crescer numa indústria cada vez mais regida por empresa bilionárias.

    Avance mais um pouquinho, mais precisamente para o dia 4 de janeiro de 2011 e temos uma entrevista de Rei Kawakubo para o WWD em que ela diz: “A motivação sempre foi criar algo novo, algo que não existia antes. Quanto mais experiência eu tenho e quanto mais roupas eu faço, mais difícil fica para criar algo novo. Uma vez tendo feito algo, não quero fazer novamente, então as possibilidades estão ficando cada vez menores”.

    É da essência da moda a busca constante pela inovação. A mudança pela simples mudança, a negação do passado, do velho, em detrimento do futuro e do novo. Durante quase todo século 20 essa lógica permaneceu inalterada em sua base, tendo como único objetivo tornar a moda vigente obsoleta o mais rápido possível.

    Deu no que deu. A busca por essa velocidade máxima absurda que foi reduzindo décadas em anos, anos em semestres, semestres em bimestres resultou na própria falência dessa lógica em busca do sempre novo. Ao invés da criação de novos estilos ou modas, passou-se então a revisitar aqueles do passado. Substituiu-se a inovação pela reciclagem. Tanto que muitos teóricos que se debruçam sobre esse “fenômeno moda”, atestam sua completa incapacidade em cumprir seu papel primordial: inovar.

    Talvez seja simplesmente o modo como a moda passe a operar no século 21, talvez seja apenas uma fase _o que todos esperamos. Afinal, os períodos cada vez mais curtos em que uma moda se sobrepões _sempre através da reciclagem_ à outra, acaba gerando um verdadeiro esvaziamento de significado. Pluralidade e acúmulos de estilos símbolos, signos e histórias que recicladas ad infinitum, significam nada em si próprias. São modas, estilos e tendências cada vez mais dependentes de contextos e interpretações externas em busca de alguma validade ou significado para algo que por si só, já não tem relevância alguma. Se é possível ser tudo, no fundo também se é nada.

    Tomara que seja só uma fase…

    Não deixe de ver
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    FFW