Alexander Wang no seu estúdio no SoHo em 2008 ©Reprodução
Confirmou: Alexander Wang é o novo diretor criativo da Balenciaga, substituindo assim Nicolas Ghesquière e acabando com os rumores de que Christopher Kane, que recentemente deixou o seu posto na Versus, seria o provável substituto. Ghesquière deixa oficialmente a casa enquanto Wang é oficialmente nomeado. “Alexander Wang usará sua criatividade e suas pesquisas próprias para reinterpretar e imortalizar o estilo moderno e extremamente inovador criado por Cristóbal Balenciaga”, diz François-Henri Pinault, CEO do grupo PPR, que detém a Balenciaga.
O designer californiano tornou-se em pouco tempo uma das figuras mais promissoras do cenário americano de moda, com desfiles impactantes e coleções com pinceladas de street e sportswear com energia jovem e fácil de usar.
Entre as características de Wang que podem ter ajudado a decisão está a capacidade do designer ter construído rapidamente uma marca rentável e reconhecida que carrega o seu próprio nome. Esta é também uma maneira da Balenciaga se aproximar do crescente mercado chinês, onde abriu recentemente a sua 11ª loja, já que Wang não só tem ascendência chinesa como também fala mandarim e visita frequentemente sua mãe, que mora em Xangai, e seu pai, que vive em Hong Kong. “Estou profundamente honrado em embarcar nesse novo papel para uma marca que eu tenho tanto respeito e admiração”, disse Wang ao “WWD”.
O desafio do jovem designer (que ainda não completou trinta anos) na Balenciaga será manter a marca entre as três principais do cenário, além de fazer uma desejada virada econômica. Alex é um “hit maker”, totalmente conectado com o business da moda e menos reservado e introspectivo que Ghesquière. Certamente será o desfile mais concorrido da próxima temporada; resta saber se Wang vai conseguir manter a Balenciaga no coração dos editores de moda, de onde Ghesquière nunca sairá, com ou sem a Balenciaga.