A espanhola Palomo Spain apresentou sua nova coleção de Inverno 22 na última sexta-feira, em Madrid, na ‘Wall Street Espanhola’. Intitulada ‘Tiburón’ (tubarão, em espanhol), a nova coleção do designer cordobês Alejandro Gomez Palomo presta homenagem ao mesmo tempo em que reinventa o workwear, ou vestimentas de trabalho masculinas, de forma quase satírica. Talvez um dos segmentos mais engessados da moda, a tradicional vestimenta formal masculina recebe novos contornos inusitados e bastante ousados. As silhuetas são alargadas em grandes blocos, com ombreiras largas que transformam blazers em quadrados, já outros, são transformados em croppeds e combinados com mini-shorts de alfaiataria, calças e corsets ganham largos quadris retos que brincam com a figura dos modelos. Camisas sociais se transformam em body’s com as pernas descobertas e um dos modelos de terno conta, inclusive, com costas abertas até o quadril, mostrando o “cofrinho” – afinal, é uma coleção que referência as vestes de grandes empresários.
É impossível não comparar a inspiração de Palomo com a coleção de Primavera Verão 2022 da Miu Miu, que reimaginou o workwear com minissaias e croppeds. Mas, com o histórico da Palomo Spain, uma marca que está constantemente reinventando o masculino e trazendo códigos do vestuário feminino para o Menswear, é fácil entender o tom de sátira dessa coleção que parece ao mesmo tempo ironizar o workwear masculino como a própria masculinidade engessada. Referências aos anos 70 e 80, tão significativos para a comunidade LGBTQIA+ também aparecem com frequência, seja nas cores fortes, nos shorts com comprimento mini, nos onesies masculinos e, claro, nas estampas psicodélicas e chamativas que permeiam a coleção.