FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    DENDEZEIRO
    Inverno 25
    Foto: @agfotosite
    Todos Ler Review
    Foto: @agfotosite
    Por Carolina Vasone 10.abr.25

    A coleção Brasiliano 2, apresentada pela Dendezeiro, dá continuidade à Brasiliano 1, desfilada ano passado e inspirada no sertão nordestino. Nesta temporada, a marca baiana dirigida por Hisan Silva e Pedro Batalha reverencia a riqueza, a sofisticação e a complexidade das culturas do Norte do Brasil, com ênfase no Pará e em sua região amazônica. Mescla alfaiataria a pinturas manuais, palhas, tapeçarias e couro a camisetas com frases que valorizam as origens nortistas, para dar uma chacoalhada no foco de referência da moda nacional, historicamente eurocêntrica, branca e sudestina.

     A cultura da pesca aparece nos peixes pintados à mão tanto na camisa marrom terra quanto na boa jaqueta de couro verde. A tapeçaria aparece logo no segundo look com uma saia/faixa com fundo verde e um peixe alaranjado. A alfaiataria num conjunto creme de bermuda ampla e paletó com lenço azul claro abre o desfile, que na trilha sonora anuncia: “vou te mostrar como dança o carimbó”. Ela segue se adaptando às referências nortistas da dupla de estilistas, que incluem ainda um fato histórico: a revolta da Cabanagem, luta contra a opressão do período regencial, ocorrida no Pará e liderada por negros e indígenas no século 19. 

    O verde “floresta profunda” e  os tons terrosos conectam à Amazônia, assim como as bolsinhas fofas de animais típicos da região amazônica, com destaque para a de boto cor-de-rosa. A cantora paraense Gaby Amarantos (Liniker também desfilou) encerra o show com uma maxissaia de palha confeccionada artesanalmente até o último minuto antes de entrar na passarela. E a trilha sonora, encerra dando novamente o recado: “isso não é só roupa, é também, postura, é também mensagem”. Captaram? 

    Não deixe de ver
    Corinthians e Nike lançam nova camisa com campanha estrelada por Veigh
    Yukio dá novo significado ao resort
    Os lançamentos mais quentes da semana segundo os editores da FFW
    Depois de lançar o óleo perfumado Carby Musk e uma linha de velas aromáticas, Drake agora dá um passo maior na perfumaria.
    Seu Jorge, Erika Hilton, Betty Faria e mais famosos no desfile da Misci
    “Sou uma marca global baseada em São Paulo. E sou um designer brasileiro”
    PROTECT THE DOLLS: a t-shirt que arrecadou mais de 252 mil dólares a causa trans
    Coco Gauff assina coleção com Miu Miu e New Balance
    Gucci atravessa momento difícil: vendas caem 25%
    Lorde apresenta novo single de surpresa em praça de Nova York
    FFW