Quando Anthony Vaccarello, atual diretor criativo da Saint Laurent, postou em sua conta pessoal uma campanha de 1983 assinada por Robert Mapplethorpe, já esperava que a coleção masculina da marca teria um quê sado-maso. Pois apesar de comportada num primeiro olhar, ela tem todo um simbolismo.
Entre candelabros (e dividindo atenção com a haute-couture que toma conta da cidade), Vaccarello não se intimidou e colocou passarela adentro modelos com botas equestres que subiam até as coxas, envernizadas, combinadas com blazers sisudões. É meio fetichista e definitivamente sobre poder.
Há na atmosfera um perfume perverso, Yves tinha esse lado noturno na sua intimidade, Robert então… Nos clubes secretos da Paris e Nova York dos anos 1980, yuppies viviam uma vida dupla. Psicopata Americano, o clássico dos anos 2000, deve ter aparecido no imaginário de Anthony.
Depois das golas rulês coloridas, xadrezes e terrosos – momento mais leve do desfile –, ele logo volta a propor essa figura notívaga e misteriosa; as botas, vale ressaltar, surgem nos 57 looks. No bloco final o personagem criado pelo estilista tenta se camuflar – ou estaria voltando do after depois de uma noitada bem hard? Fica para o nosso imaginário!