A Ateliê Mão de Mãe, da dupla Patrick Fortuna e Vinicius Santana, desfilou no último dia de SPFW sua coleção Maragogipinho, que é a comunidade localizada no Recôncavo Baiano que inspirou o mais recente trabalho da marca.
Essa região é um importante polo de artesanato brasileiro, maior centro cerâmico da América Latina (título concedido pela Unesco) e um lugar onde o tempo acontece pelas mãos dos oleiros e sua paciência em moldar o barro. Em Maragogipinho, essa tradição é passada de pais e mães para filhos e filhas. Gente da terra, mãos simples, para quem é uma honra criar com a própria mão.
É dessa história que nasceu a nova coleção da AMM, marca baiana com foco no trabalho artesanal e especializada em crochê. Homenageando os artesãos de Maragogipinho, eles homenageiam também toda essa cadeira produtiva que trabalha com o tempo e contra o tempo da modernidade. O tempo da era das mãos, como ouvimos no video campanha que eles produziram.
A cartela de cores representa as cores que viram quando visitaram a região. O azul clarinho, “da cor do céu de lá”, o rosinha e os marrons nos tons das argilas e o vermelho, que é a cor da semente da flor da Tabatinga, que os primeiros habitantes indígenas usavam para se pintar.
Ao todo, eles mostraram 25 looks e fizeram um bom mix de peças de alfaiataria para compor com os lindos crochês da dupla. Vestidos, shorts, casaquetos, tops e calças feitos à mão, em uma trama elegante e que reafirma a marca como um hot spot para um guarda-roupa de verão. A AMM já caiu nas graças de artistas como Céu, Luedje Luna, Deborah Secco e Reynaldo Gianecchini e este desfile apenas comprova as habilidades dessa jovem dupla de Salvador, de quem ainda vamos muito ouvir falar.