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    Ratier
    Inverno 2016 RTW
    Foto: Zé Takahashi / Ag. Fotosite
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    Foto: Zé Takahashi / Ag. Fotosite
    Por Augusto Mariotti 23.out.15

    A estreia da Ratier trouxe um clima minimalista industrial ao São Paulo Fashion Week. Passarela com chão de fumaça branca, coleção quase total black, o streetwear fashionista apoiado no menos é mais com pegadas de design vanguardista ao estilo dos japoneses marcou o Inverno 2016 da marca criada há menos de um ano (em novembro de 2014) pelo empresário e dono do D-Edge, Renato Ratier. A inspiração de Ratier eram os guerreiros, e apareceu nas peças de couro que caracterizam a grife desde sua coleção de lançamento (esta é a terceira), que vinham sem acabamento, como se fossem peles de animais rasgadas. A gola grande do casaco masculino aparece assim, as barras das blusas tipo túnica também. A silhueta é alongada e levemente deslocada tanto no feminino quanto no masculino, com tops compridos, tipo túnicas, tanto no caso dos casacos como dos coletes e blusas. Os acabamentos pontudos e assimétricos das barras e mangas seguem a mesma ideia da roupa de batalha vinda do tema da coleção, que além do couro, traz boas peças de linho, seda, e alfaiataria. O tricô aparece bem espesso e texturizado tanto nas pelerines fechadas, tipo casulo, quanto na blusa tipo colete vermelha e preta. Para as mulheres, destaque para os vestidos retos, de linhas simples, de couro com textura e linho. Para os homens, os maxicoletes e blusas tipo túnica são muito cool e uma proposta de moda masculina que anda em falta no mercado brasileiro. (CAROLINA VASONE)

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