Do oi ao tchau, cada look desfilado pela Reserva para o inverno 2010 pode acabar no armário do homem brasileiro. Moletons, camisas, camisetas, calças, leggings, cardigans, coletes, blazeres e casacos ajudam a compor uma coleção 100% consumível, de altíssima qualidade, com informação de moda up-to-date, altas tecnologias têxteis, estamparia bonita e caimento confortável.
O desfile abre com o bucha de canhão de Marcelo Tas no programa CQC, Felipe Andreoli, lendo um texto que divaga sobre a efemeridade da fama. Recado engolido, mas não digerido, o DJ Jackson Araujo solta a trilha de “Les Miserables” na voz de Susan Boyle, a celebridade instântanea mais célebre de todos os tempos. A música é rasgada pela entrada de “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”, dos Titãs, acompanhada de um look pronto para as ruas: blusa turtleneck semitransparente brilhante sob colete matelassado com camuflagem estilizada em pixels, luvas de ciclista, botas e calça de couro.
A fórmula do “compre já” se repete com algumas variações de jaquetas tricotadas até desembocar na lã pesada, que configura um ponto altíssimo da coleção: a entrada da alfaiataria despojada, feita para meninos e homens mais descontraídos do que austeros. Voltam algumas transparências (para os homens mais ousados e com corpo apolíneo), entram hoodies e xadrezes, e lá vem a alfaiataria de novo, muito bem representada num colete de quatro botões com lapela em cetim púrpura. O roxo acende os cinzas e pretos da coleção, sendo superado apenas pelo verde-grama do final do desfile. Lindo.
Ao longo do desfile, os estilistas deitam e rolam sobre o armário masculino, arrancando mangas de blazeres, emborrachando tricôs, quadriculando camisetas, variando comprimentos, listrando as peças, aplicando matelassês incríveis. O processo de criação da marca é impecável. Para colocar a cereja no bolo, o último maxi tricô vem emaranhado com fios de Lurex, o tecido-hype do próximo inverno.
Numa das mãos, a grife aperta com firmeza sua vocação para o comercial. Na outra, deixa escorrer o conceito: inspirada na instantaneidade da fama, a Reserva tenta fazer uma crítica sócio-cultural que, no balanço final, depõe contra sua própria essência, tira um sarro do seu público consumidor. O que nos leva a pensar que este pode ter sido o melhor desfile masculino de todos os tempos do último dia desta edição do SPFW.
Direção criativa: Rony Meisler
Estilo: Jade MacNee, Sergio Barbosa, Tiago Mafra, Evelyn Noel, Maurício Sepulveda
Direção técnica: Wan Vieira
Marketing e produção executiva: Carol Rabello
Styling: Felipe Veloso
Trilha sonora: Jackson Araujo
Make up & hair: Max Weber