Direção criativa
Alexandre Herchcovitch
Styling
Mauricio Ianês
Beleza
Celso Kamura
Trilha
Max Blum
Direção de desfile
Roberta Marzolla
Inspiração
Roupas utilitárias de jardinagem, jardim de inverno avant-garde e tecnológico
Materiais
Flanela plastificada, lã e lã fria, denim, látex pintado à mão, pelúcia, couro, veludo de seda
“You will find me if you want me in the garden, unless is pouring down with rain”. Esse trecho de “The Garden”, da banda dos anos 80 Einstürzende Neubaute, teceu a atmosfera do desfile de Alexandre Herchcovitch na Praça das Artes, no centro de São Paulo. Está foi a quinta coleção em que ele trabalha com o tema flores ou jardim e, como sempre, é uma inspiração inesgotável e revista sempre de maneiras diferentes. “A diferença é que desta vez está mais geométrico e tecnológico”, ele contou após a apresentação. Em 1999, Alexandre mostrou uma coleção com o nome Jardim Matemático, que explorava também um lado geométrico das treliças e telas.
Aqui, as roupas utilitárias de jardinagem (vestidos-avental, jardineiras) ganham as formas e as construções elaboradas recorrentes no trabalho de Herchcovitch, com um trabalho bem interessante de texturas, seja o látex pintado à mão pelo stylist e artista Marcio Banfi (look 12 em Letícia), as flanelas plastificadas do início (look 1 em Fernanda Tavares), a pelúcia estampada e bordada do início (look 14 em Jamily) ou os vestido com delicadas flores de plástico aplicadas (looks 21 a 27).
É uma coleção fácil de se conectar e desejar e com um caminhar claro, dividido por blocos: os xadrezes, as estampas florais, a parte mais geométrica com as microflores aplicadas e o momento monocromático do final, momento poético que começa com um lindo tom de rosa suave, casado com a música calma e atmosférica de Julianna Barwick. Em tempo: as sandálias em parceria com a Melissa serão vendidas, mas sem as aplicações florais.
Na primeira fila, os cariocas Rafael Mike, Pablinho, Lellezinha e Antonio Schuback, os coloridos e animados integrantes do Dream Team do Passinho, que vieram do Rio especialmente para o desfile. “O Alexandre chamou, a gente veio na hora”, contaram. Alê é fã dos meninos, ficaram amigos e vão fazer um vídeo juntos. “Vou ter aulas intensivas de passinho pra poder dançar no clipe”. Taí outra coisa que não podemos perder. (CAMILA YAHN)