Marca: Paula Raia
Direção criativa: Paula Raia
Styling: Mauricio Ianês
Beleza: Robert Estevão
Trilha: Max Blum
Inspirações: O processo partiu da imagem de uma mulher com os pés na terra e os filhos como uma extensão de seu próprio corpo
Materiais: Ráfia, palha, organza de seda e algodão tramados e trançados
Cores: Tons terrosos, off white, cru, palha
Highlights: Sem sair de seu universo estético, Paula mostrou uma coleção emocionante e que marca uma evolução bonita em seu trabalho. Há muitas texturas, um exercício mais trabalhoso de construção e até da tradução das inspirações em roupas. Ela fala de amor e de valores e, quanto mais valor essa “mulher da terra” agrega, mais elaborada e forte fica sua roupa. O desfile abre com Daiane em um look que já denuncia um bom uso de materiais rústicos, como a palha e a ráfia, em um trabalho de artesanato gentil (look 17). A organza de seda em escama, que dá volume leve a alguns vestidos, tem um efeito tão delicado quanto sofisticado. Os comprimentos longos e recortes laterais que Paula gosta e que, de certa forma, são sua marca registrada, estão bem representados.
Paula escolheu sua própria casa para apresentar a coleção. Projetada por Isay Weinfeld, é um sonho bem à sua maneira: madeira, vidro e vegetação (não cabe aqui falar da piscina maravilhosa…). Ao som de cantos africanos, as modelos, com beleza suave, entravam como que flutuando. Tudo ali comunicava leveza e gentileza. Por trás desse clima, o espírito forte dessa mulher da terra, que tece não apenas a roupa, mas as relações com seus filhos e as pessoas que a rodeiam. Após o desfile, Paula recebeu o FFW com seus dois filhos do lado. Quietinhos, eles só queriam ficar perto da mãe e observar o movimento. E mesmo com tanta gente ao seu redor, beijando, entrevistando, fotografando, era a energia materna a mais presente. Não demorou muito para perceber que a mulher inspiradora da coleção é a própria estilista. (CY)