Direção criativa
Vitorino Campos
Styling
Michael Vendola
Beleza
Maquiagem, Fabiana Gomes (MAC); cabelo, Celso Kamura
Trilha sonora
Max Blum
Direção de desfile
Daniel Freire
Direção geral
Natalia Trocoli
Inspiração
"Saut dans le Vide" (Salto no Vazio), fotomontagem do artista francês Yves Klein
Vitorino Campos deu um grande salto nos últimos tempos. Originalmente um estilista que criava roupas mais noturnas, com elogiados vestidos de festa, ele foi cada vez mais olhando para o dia e transpondo seu talento de criador para o que pode ser chamado de streetwear conceitual. Seu movimento é para cima, e nem o céu parece ser o limite para ele. Se na temporada passada se inspirou nos mistérios do espaço sideral, para o Verão 2017 sua referência foi artística, mas também espacial: a fotomontagem do artista francês Yves Klein “Saut dans le Vide” (Salto no Vazio), uma crítica ao pintor e criador do famoso azul Klein às expedições lunares da Nasa no início dos anos 60.
A partir dessa referência, Vitorino Campos começou sua pesquisa para a criação de roupas e para o espaço onde seria feito o desfile. “Visitei a Casa Triângulo e achei que as obras de Dario Escobar tinham uma conexão com a coleção, tanto na cartela de cores como na geometria, numa das obras que parecem umas placas espaciais”, conta Vitorino. De fato, os azuis da coleção casam perfeitamente com as obras da exposição em cartaz na galeria, assim como suas formas, embora do lado de Vitorino prevaleçam amarrações e shapes orgânicos mais arredondados, misturados ou intercalados com efeitos de recortes (tanto na estampa verde do veludo molhado, por exemplo, quanto no styling das amarrações, nas sobreposições ou mesmo na modelagem), numa composição interessante de volumes e sobreposições na linhagem dos modernos franceses da Vetements.
O mix de jeans com lavagem azul claro com alfaiataria delicada dá um efeito suave à coleção, que traz interessantes soluções como as calças que são todas do mesmo tamanho e não têm abotoamente: tudo é fechado com alfinete, assim como as blusas e casacos.
Novidade na marca, a linha masculina cresceu – na edição passada o estilista fez dois looks, se apaixonou, e agora são dez -, ganhou corpo e abriu o desfile. Vitorino diz que ainda não sabe no que vai dar essa experiência, mas parece pronto para novas e diferentes aventuras. (CAROLINA VASONE)