Sabe a sensação de entrar numa loja de aventura? Mesmo sem uma viagem marcada, passear por todas aquelas roupas e equipamentos especializados, as cordas, as mochilas, tudo super funcional, já traz aquele frisson do inesperado que antecede uma aventura, a liberdade que se aproxima e a vontade de viver algo novo. Assistir ao desfile da Piet provoca a mesma sensação. A marca de Pedro Andrade tem se destacado cada vez mais não só dentro do streetwear, mas também do segmento masculino. O segredo de sua ascensão é a habilidade incontestável de criar um produto contemporâneo e desejável, em sintonia com a linguagem atual, equilibrando design e funcionalidade. Em sua coleção de estreia no SPFW, ele se inspira em esportes outdoor como montanhismo e trekking. Quando foi fundada em 2012, o logo da Piet era uma montanha, desenho que ele resgatou e aplicou em bolsas, camisetas e jaquetas. Pedro não pratica alpinismo, mas além de gostar da estética de suas vestimentas, faz uma analogia a sua própria escalada até aqui, o quanto ele já conseguiu conquistar. A coleção começa mais urbana, com looks de alfaiataria (com elementos característicos da Piet, como um bolso de nylon hidrorepelente em tom vibrante aplicado no paletó tradicional de seis botões), e vai aos poucos entrando na natureza para depois voltar para a cidade. No ápice da montanha, ele faz referência às marcas clássicas de esportes outdoor, como North Face e Patagonia, “do tempo quando ainda eram boas”. Do começo ao fim, o desfile oferece muitas opções para ocupar qualquer necessidade de um guarda-roupa masculino (que muitas mulheres também querem usar). É uma coleção focada em produto com design, com qualidade e eficácia comercial, cujo apogeu está na jaqueta azul e branca (e mais quatro cores estrategicamente aplicadas). Não à toa, a plateia era composta por seus clientes e fãs, meninos que acompanham (e consomem) freneticamente todas as novidades do streetwear. Um grupo de quatro meninos americanos sentavam na primeira fila usando sneakers da parceria de Virgil Abloh com a Nike, que foi bem rápida a contratar a Piet para pensar em projetos de colab aqui no Brasil. Eles comentavam cada look entre eles, olhando de cima para baixo, filmando e fotografando os seus preferidos. Colaboração, por sinal, é uma forma de negócio importante para a Piet. Só neste desfile, ele lança parcerias com Nyke, Rider, Converse, Vicunha e Starter (lindos bonés). As colabs começam a chegar na loja da Piet a partir de dezembro; a coleção completa chega em fevereiro. Pedro é formado em design industrial; ele vem desse background de criação com foco no produto, conhecimento de técnica e estudo de cor. Mas bom gosto e olhar não é algo que se aprende na faculdade. Quem gosta de moda, taí uma marca obrigatória para manter no radar. (Camila Yahn)































Foto: Zé Takahashi / Ag. FOTOSITE
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