Um dos ícones do jeanswear brasileiro, criada há mais de 40 anos, no início dos anos 1970, a Ellus não desfilava no São Paulo Fashion Week desde 2017. No retorno ao evento onde já fez grandes apresentações (de atores globais a neve caindo na passarela), apostou na valorização de itens-chave do DNA da grife, investiu numa nova geração de artistas com grande apelo de influência digital e destacou uma pauta de ações ambientais. Para contar todas essas histórias, a grife escolheu o centro de São Paulo como cenário. No coreto da praça em frente ao Farol Santander, a cantora baiana Majur fez homenagem à cidade. Cantou Sampa, de Caetano Veloso, na abertura e no encerramento do desfile, sem se esquecer do lado mais cruel da cidade ao entoar "Não Existe Amor em SP", de Criolo. Entre os modelos se destacavam artistas influenciadores digitais, como o cantor Lucas Lucco (16,7 milhões de seguidores no Instagram) e o youtuber, ator e empresário Leo Picon (3,7 milhões). Eles incorporavam o estilo streetwear amplo e utilitário da grife, com calças, saias e jaquetas corta-vento com vários bolsos, calças cargo, jeans com modelagem baggy, cenoura e slim em duas lavagens principais: uma mais clara e outra black. "Resgatamos itens-chave da história da marca como o militar (tanto a cor como a estampa) o estilo esportivo e a alfaiataria", disse Thiago Marcon, head de estilo, junto com Muriel Mingossi. Outra maneira de reforçar a imagem da marca, a logomania tomou conta da coleção, com o "E" estilizado da Ellus em boa parte das peças, tanto com efeito carimbado em uma das pernas da calça baggy quanto em camisas, jaquetas e até pintado na cabeça de alguns modelos. Segundo Thiago, embora não consiga eliminar o impacto ambiental causado pela produção de jeans (uma única calça jeans gasta milhares de litros de água para ser confeccionada), a marca tem investido na qualidade das peças, para que cada vez mais se afastem do produto do fast fashion e sejam consumidas com mais consciência e menos quantidade, pensando na roupa para durar muito. Parte dos convidados assistia ao desfile em fileiras de cadeiras, como numa apresentação convencional, outra parte em mesinhas de bar e outra ainda, literalmente, dentro de um bar de verdade, apoiada no parapeito da varanda do estabelecimento, que ficou aberto durante o evento. Os engraxates que costumam trabalhar por ali durante a semana, quando a Bolsa de Valores está funcionando, também se fizeram presentes, assim como a banca de jornal, aberta especialmente para a ocasião, com capas de revistas de moda que já estamparam looks da Ellus. No fim do desfile, o casting voltou à passarela carregando cartazes que anunciavam as ações da Ellus junto com a Route, projeto social com mais de 5 mil voluntários que conscientiza as pessoas sobre a limpeza e preservação de praias, oceanos e locais públicos. Uma das ações patrocinadas pela Ellus foi limpar o local do evento, além de projetos de limpeza de praias em Florianópolis, e Rio de Janeiro. (CAROLINA VASONE)






























































Foto: Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite
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