Black Fantastic

Duas novas exposições em Londres celebram a moda e a arte feitas na África

Foto: Kadara Enieasi / Reprodução
Foto: Kadara Enieasi / Reprodução

Duas grandes exposições em Londres acabaram de entrar em cartaz explorando a ligação da África com moda e estilo.

Atualmente, alguns dos principais talentos da moda no mundo vêm da África, como os estilistas Mowalola Ogunlesi, Kenneth Ize, Thebe Magugu e Tokyo James (esses três foram finalistas do Prêmio LVMH) e o super stylist e editor da Dazed Ib Kamara. Essa nova geração de talentos está transformando a cara da moda, descentralizando a estética e atuando dentro de um viés que propõe sustentabilidade e pluralidade.

De acordo com a Euromonitor, o mercado de vestuário e calçado na África Subsariana está avaliado em US$ 31 bilhões com expectativa de chegar a US$ 3 trilhões até 2030.

Look da coleção Alchemy, de Thebe Magugu, do Inverno 2021 / Reprodução
Look da coleção Alchemy, de Thebe Magugu, do Inverno 2021 / Reprodução

Africa Fashion é uma das principais mostras em cartaz no V&A este ano e abrange criativos icônicos de meados do século 20 a contemporâneos através de fotografias, têxteis, música e artes visuais. “A exposição explora a vitalidade e o impacto global de uma cena da moda tão dinâmica e variada quanto o próprio continente”, diz o material oficial.

São 250 itens ao todo, incluindo roupas de diversos designers, fotos, desfiles, editoriais, entrevistas e filmes que mostra a potência e importância da moda contemporânea na África. A mostra tem curadoria da Dra. Christine Checinska e uma sala especial assinada por IB Kamara, em que ele mostra a vanguarda da moda africana.

Obra do artista Nick Cave na exposição In the Black Fantastic / Reprodução
Obra do artista Nick Cave na exposição In the Black Fantastic / Reprodução

A outra exposição é In The Black Fantastic, na Hayward Gallery, uma mostra de 11 artistas contemporâneos da diáspora africana, que recorrem à ficção científica, ao mito e ao afrofuturismo para questionar o nosso conhecimento do mundo.

Aqui, o assunto é menos moda e mais um convite a imaginar futuros fantásticos, onde a fantasia torna-se uma zona de libertação criativa e cultural e um meio de enfrentar o racismo e a injustiça social, construindo novas formas de estar no mundo. Participam os artistas Nick Cave, Sedrick Chisom, Ellen Gallagher, Hew Locke, Wangechi Mutu, Rashaad Newsome, Chris Ofili, Tabita Rezaire, Cauleen Smith, Lina Iris Viktor e Kara Walker.

Africa Fashion fica em cartaz até abril de 2023 e In The Black Fantastic até 18 de setembro deste ano.


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×