Novo projeto do CCSP, "Do Palco às Ruas" relê figurinos históricos de forma transversal

Acontece nesta semana o novo projeto do Centro Cultural São Paulo, a performance Do Palco às Ruas, que se desdobrou em documentário, videoclipe, exposição e catálogo digital. Nele, modelos e estilistas negros, indígenas e trans apresentaram figurinos do acervo do Theatro Municipal. 

O projeto faz parte de um extenso trabalho de pesquisa sobre os figurinos de produções líricas e de dança do Theatro Municipal de São Paulo, peças que, quase em sua totalidade, nunca foram mostradas fora dos palcos. Mas agora, uma parte delas ganha vida nova e a história desses figurinos foi reescrita por profissionais de moda da nova geração, trazendo novos símbolos e significados a esse acervo tão rico.

A catalogação das peças foi cordenada pela antropóloga e pesquisadora Vivi Junqueira. Após uma seleção minuciosa entre as centenas de peças do acervo, 80 figurinos foram registrados em foto, vídeo e apresentados num backstage instalado na Praça das Bibliotecas onde modelos e convidadas(os) foram produzidas(os) por 17 times de moda e beleza para diversos shootings.  “O projeto é uma maneira refrescada e contemporânea de tratar a memória da cultura brasileira, uma vez que ele vem desdobrado de forma transversal em diferentes linguagens, formatos e plataformas. Do videoclipe ao documentário; dos stories à fotografia de moda, passando pela exposição física das peças de alto valor histórico”, conta Erika Palomino, Diretora do Centro Cultural São Paulo.

O FFW assistiu previamente ao filme documentário Do Palco às Ruas e recomenda. Com depoimentos de vários criatives envolvidos, ele mostra com clareza a importância dessa troca entre os figurinos históricos do Municipal e essa geração racializada e politizada, que escrevem e assinam um novo capítulo dessa história.

Participam do projeto os times compostos por:

Fotografia

Edgar Azevedo 

Karla Brights 

Mar+Vin

Pedro Pinho 

Rafa Kennedy 

Raquel Espírito Santo 

Rodrigo Ladeira 

 

Moda

Alexandre dos Anjos 

Day Molina 

Diego Gama 

Eduardo Araújo Silva (DUDX) 

Fabio Costa 

Hisan Silva 

Jal Vieira 

Lu Big Queen 

Novíssimo Edgar 

Pedro Batalha 

Rafa Silvério 

Suelen Ingrid

Suyane Ynaya 

Vicenta Perrotta 

Weider Silveiro

 

Beleza 

Alma Negrot 

Helder Rodrigues 

Magô Tonhon, Rapha da Cruz e Agáta Ignácio

Max Weber 

Mika Safro 

Vale Saig 

 

Programação

02.03 a 08.03

Entre os dias 02 a 08 de março, assista ao filme (Re)Construindo Memórias, dirigido e roteirizado pela Black Pipe Entretenimento, que documentou e ouviu o relato das personagens que viveram essa história. Já o clipe Re-afoknas, concebida pelo Coletivo Coletores e dirigido por Toni Baptiste, apresenta em um cenário afrofuturista uma narrativa de reconexão entre comunidades e apagamentos históricos.

Sessão aberta: 17h

Sala Lima Barreto

*20 lugares  (em atendimento a fase laranja)

 

09.03 a 03.04

Exposição dos Figurinos

Piso Flávio de Carvalho

Aberto ao público (obrigatório o uso de máscara)

 


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×