Série ‘Onde Está Meu Coração’ da Globo é um drama potente

Uma jovem médica, de classe alta, vê a vida desmoronar ao se viciar em crack

5680508

Por Luiz Henrique Costa

Das produções nacionais disponíveis recentemente sem dúvida uma das com melhor execução é Onde esta Meu Coração Um drama de cortar o coração dividido em dez episódios na plataforma da Globoplay.

Na trama Letícia Colin vive a médica Amanda, que se torna dependente química por uso do crack. A atriz mergulha fundo nas camadas que envolvem a dependência dessa mulher e se entrega com muita coragem e verdade na interpretação do personagem. Se inicialmente a sinopse poderia soar previsível sobre a família estável que se enxergava distante das sombras de uma droga tão destrutiva como o crack, o desenvolvimento da narrativa acerta em adoecer toda a família e entendemos os pontos de vista de cada um deles. Merecem destaque também as atuações dos pais de Amanda, vividos por Mariana Lima e Fabio Assunção e o namorado, Daniel de Oliveira. É dilacerante.

letícia colin em cena da serie da globoplay
letícia colin em cena da serie da globoplay

A direção de José Luiz Villamarim e o roteiro acertam em cheio em nunca distanciar a personagem de Colin do público. Ela é acima de tudo crível, realista, sentimos as suas angustias, a perda do controle sobre a sua vida e podemos facilmente enxergar nela uma amiga, irmã, colega de trabalho ou quem sabe até nós mesmos. É difícil dizer em que lugar o contato com uma droga tão corrosiva quanto o crack pode causar em cada um, mas a certeza do seu poder de destruição fica latente a cada segundo. Uma protagonista complexa, distante dos estereótipos da usuária que cresce sem perspectiva, abandonada e perambulando nas ruas esperando pela próxima pedra em intervalos cada vez mais curtos: Amanda é a pessoa que qualquer um poderia ser e é, sobretudo, uma vítima. É cercada pela estrutura de uma família de classe média, tem uma carreira sólida, mas nada disso a blinda do abismo. A equipe da série relatou que Letícia, ao perambular pela região da Luz no centro de São Paulo, chegou a se camuflar de tal maneira que não foi reconhecida e recebeu esmola de estranhos que se compadeceram pela maneira em que ela se encontrava.

O texto de George Moura e Sergio Goldenberg é assustador, crescente, angustiante, altamente realista. Uma dos maiores méritos de Onde Esta Meu Coração é jamais nos fazer duvidar que o que estamos vendo é verdade. Esse casamento entre a ficção e o senso de realidade é que o torna um trabalho realmente único.

A fotografia de São Paulo e da região central onde se situa a Cracolândia traz uma lente super-realista e angustiante. Outro ponto especialíssimo é trilha muita acertada e elaborada por Dany Roland com músicas de nomes como Tim Maia e Caetano Veloso.

Para quem tem certas reservas de que as produções da Globoplay possam cair no caminho do novelesco vale a pena dar uma chance essa trabalho sensível que trata de um assunto sério e que afeta um número cada vez maior de famílias e da construção e desmoronamento de uma personagem que poderia perfeitamente estar do nosso lado.


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×