Ai Weiwei lançará documentário sobre a crise dos refugiados

O artista chinês em uma ilha grega durante a gravação do documentário ©Reprodução
O artista chinês em uma ilha grega durante a gravação do documentário ©Reprodução

Sempre focado no viés político de suas obras, o artista e ativista Ai Weiwei anunciou que irá lançar no próximo ano um filme sobre a crise dos refugiados que chegam todos os dias à Europa. Abordando principalmente a questão dos direitos humanos – tema recorrente no trabalho do artista chinês – Weiwei fez recentes visitas ao campo de refugiados localizado em Idomeni, região entre a Macedônia e a Grécia.

Na conta do Instagram do artista é possível encontrar algumas imagens que ele fez durante as gravações do documentário. Em entrevista a agência Reuters, Weiwei disse que já conta com um material de 600 horas, com centenas de entrevistas. “O filme será lançado no ano que vem. Ainda estamos realizando as últimas filmagens, já que a situação de refugiados é contínua, não parece que terá pausa”, diz o artista.

Weiwei tem se engajado fortemente para discutir a crise dos refugiados. No mês passado, o artista levou música para um dos campos, quando convidou um refugiado sírio para tocar piano; além disso, também cobriu com 14 mil coletes salva-vidas as colunas de um teatro em Berlim – fazendo referência aos imigrantes que chegam na Europa em arriscadas viagens de barcos.


Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×