09.04.2019 / Cultura / por

As instalações digitais espetaculares do coletivo teamLab

team-lab-universe-of-water-particles-on-a-rock-where-people-gather

Quem já viu alguma exposição do teamLab sabe que o grupo promove imersões inesquecíveis através de suas instalações digitais gigantes. O teamLab é um coletivo de arte baseado no Japão e formado por um grupo de especialistas de diversos backgrounds, como programadores, artistas, animadores, engenheiros, matemáticos e arquitetos. Todas essas profissões juntas torna possível a criação e a execução de grandes experiências visuais e sensoriais que navegam pela arte, ciência, tecnologia, design e natureza.

Uma vez liberada da substância material, a arte digital permite que nossos corpos fiquem mais imersos na arte do que antes. A tecnologia digital permitiu que a arte se libertasse dos limites físicos e eles sabem explorar isso melhor do que ninguém, criando experiências visualmente espetaculares. “O teamLab não vê limites entre os seres humanos e a natureza e entre si e o mundo; um está no outro e o outro em um. Tudo existe numa longa, frágil, porém miraculosa, continuidade – sem fronteiras – da vida”, dizem em seu site.

A maior parte das instalações são exibidas na Ásia, mas há trabalhos permanentes deles espalhados pelo mundo, em cidades como São Francisco (Asian Art Museum), Nova York (Asia Society Museum), Sidney (New South Wales), Istanbul (Borusan Contemporary Art Collection), Helsinki (Amos Rex) e Melbourne (National Gallery of Victoria).

Abaixo, selecionamos algumas das instalações em cartaz – ou ainda por estrear – com textos explicativos do próprio teamLab. Mesmo através de fotos e vídeos já é possível mergulhar nesse universo onde a mágica parece existir.

Born From the Darkness a Loving, and Beautiful World

Born from the darkness / Reprodução
Born from the darkness / Reprodução

Por trás do mundo projetado, há um espaço de 360 graus coordenado por computador. Os objetos que nascem dos personagens são colocados em várias posições dentro desse espaço, e as influências físicas e conexões entre os objetos são calculadas em tempo real, produzindo um mundo complexo e natural. Quando uma pessoa se aproxima de um personagem, o mundo que esse personagem incorpora aparecerá e um novo mundo será criado. Por exemplo, se o vento soprar, os objetos estarão sujeitos à sua influência física. Borboletas são assustadas pelo fogo, mas atraídas por flores. Assim como na natureza, não há dois momentos repetidos. Novos mundos visuais estão sendo constantemente criados.

Em cartaz até 16.06 em Hyogo, no Japão.

A Forest Where Gods Live

O parque Mifuneyama Rakuen, de 500.000 metros quadrados, foi criado em 1845. Sentado na fronteira do parque está a famosa árvore sagrada Okusu, de 3 mil anos, do Santuário Takeo. Sabendo o significado disso, seus antepassados transformaram uma parte dessa floresta em um jardim. A fronteira entre o jardim e a mata selvagem é ambígua e, quando vagueiam pelo jardim, sem perceber, as pessoas se encontrarão entrando nos bosques e nas trilhas de animais. Há 1.300 anos, o famoso sacerdote Gyoki chegou a Mifuneyama e esculpiu figuras de Buda dentro das cavernas, que ainda hoje permanecem.

Perdidos na natureza, onde as fronteiras entre o jardim artificial e a floresta
não são claras, somos capazes de sentir que existimos em um relacionamento contínuo
e sem fronteiras entre a natureza e os seres humanos. É por esta razão que o teamLab
decidiu criar uma exposição neste vasto espaço labiríntico, para que as pessoas se
percam e mergulhem na exposição e na natureza.

O conceito do projeto é que a tecnologia digital não material pode transformar a natureza em arte sem prejudicá-la. 

Fica de julho a outubro no Mifuneyama Rakuen, Takeo Hot Springs, Kyushu, Japão.

TeamLab Planets

A exposição tem quatro espaços enormes que mostram sete instalações imersivas. O público entra descalço, caminha pela água, mergulhando em um universo de luz e efeitos visuais.

Em cartaz até o inverno de 2020 em Tóquio.

Universe of Water Particles

Universe of Water Particles / Reprodução
Universe of Water Particles / Reprodução

Relacionados


Veja Também

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×